Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em 2009, Maria Inês Arruda Camargo, hoje com 48 anos, precisou retirar um nódulo do seio esquerdo e, a partir daí, começou a prestar mais atenção nos sinais de seu corpo. Foi após insistir com os médicos e repetir exames que um outro nódulo foi descoberto na mama direita. Quando isso aconteceu, contudo, o câncer já estava em estágio avançado, com metástase, e o tumor já havia chegado aos ossos.
As diversas sessões de quiometerapia e os medicamentos fortes, que lhe dariam uma sobrevida máxima de dois anos, foram inspiração para um novo desafio: as caminhadas de peregrinação. Católica fervorosa e determinada em lutar contra a doença, a moradora de Campinas (SP) já percorreu cerca de 1,4 mil km a pé nos últimos anos. “Eu renasci. A vida da gente é renascer todos os dias. É a ressurreição nossa“, contou ela em entrevista ao G1.
Tudo começou com a Peregrinação Inaciana, em que devotos percorrem 36 km a pé, de Campinas a Indaiatuba (SP) para lembrar a ida de Santo Inácio à Terra Santa. Mesmo sem confiança de que iria aguentar pelo menos parte do trajeto, Maria concordou participar, já que um carro iria acompanhar a caminhada. O resultado, contudo, surpreendeu.”Eu pensei que ia andar 100 metros e caminhei 25 quilômetros sem parar“, conta ela, que desistiu apenas devido a bolhas nos pés causadas por um tênis inapropriado.
Depois dessa, Maria encarou diversas outras peregrinações, de 12 a 320 km, e só enxergou benefícios. “Os medicamentos que eu tomo dão uma reação adversa, que ‘enxuga’ as juntas, como um processo de artrose“. O que ela não sabia, entretanto, é que a caminhada funciona no sentido contrário aos medicamentos, devolvendo a lubrificação às juntas. A melhor parte disso tudo? “Conseguir chegar todos os dias aos destinos bem, com um cansaço bom, de realização“, conta.
Todas as fotos © Maria Inês Arruda Camargo/Arquivo Pessoal
Publicidade
A ansiedade é a doença do nosso tempo e se você tem sentido que não consegue se livrar dela, o que posso te dizer...
Pela segunda vez a Ambev anunciou a realização do 'Representa', um programa de estágio da gigante brasileira de...
Qualquer um pode ser um super-herói e salvar o dia de alguém. A prova disso é o Homem-Aranha anônimo que circula...
QUE ANO É HOJE BRASIL? Como pode uma mulher fazer um corte modernérrimo, curtinho, chique, fino, maravilhoso e ter...
Ricardo trabalhava de baloeiro para o tráfico de drogas no Rio de Janeiro, soltando balões para comemorar...
Você pode até achar que Frankie (abreviação de Frankenkitten) não teve tanta sorte na vida. Porém, é apenas uma...
Também conhecido como Jumbo ou Rainha dos Céus, o Boeing 747 é um dos maiores aviões comerciais já produzidos e...
O tempo de vida de uma borboleta é em geral de algumas semanas. O mesmo vivem as abelhas operárias. Muhammad Ali,...
Luciana Barreto, voltou a dividir a apresentação do 'Visão CNN' com Cassius Zeilmann, nas tardes da CNN Brasil,...