Inovação

Ciência explica como se proteger da depressão

por: Redação Hypeness

Depressão é doença séria. Assim como na diabetes (tipo I), em que o pâncreas não consegue fornecer a insulina necessária para o funcionamento do corpo, em quadro de depressão o paciente não consegue manter balanceadas no cérebro as substâncias que garantem o funcionamento saudável da mente. Contudo, determinadas ações e hábitos podem evitar a depressão, como, por exemplo, fazer o bem.

Em um estudo realizado com adolescentes entre 15 e 16 anos, foi constatado que aqueles que participavam de atividades envolvendo cooperação e solidariedade tinham um risco menor de desenvolver a doença. Sabe-se que a área do cérebro conhecida como corpo estriado ventral é a responsável por lidar com sensações de prazer causadas pela recompensa. Usando um scanner, os pesquisadores mediram a atividade nesta porção do cérebro em adolescentes que participaram de três tipos de atividades envolvendo dinheiro pelo período de um ano: o primeiro grupo doou a quantia, enquanto que o segundo fez decisões de investimento para conseguir mais dinheiro e o terceiro simplesmente ficou com a quantia.

Indícios de depressão também foram testados no início e ao final do teste. Os pesquisadores descobriram, ao fim do estudo, que o corpo estriado ventral respondeu de forma diferente a cada um dos três padrões e o grupo que doou o dinheiro foi o que menos apresentou sintomas depressivos.

“Se são mostrados níveis mais altos na ativação de recompensa do corpo estriado ventral no grupo de investimento, os sintomas depressivos aumentam com o tempo. E se são mostrados níveis maiores de ativação de recompensa no grupo que foi solidário, é mostrado também uma queda na depressão“, afirmou Elva Telzer, psicóloga da Universidade de Illionis, nos EUA, e responsável pelo estudo. A conclusão é que ao direcionar adolescentes a atividades de cunho social, eles possam se distanciar da depressão, alcançando um bem-estar maior.

depressao-jovens

Elva Telzer Foto © L. Brian Stauffer

depressao-jovens2 Corpo Estriado Ventral

Foto © Science Mag

depressao-jovens4

Foto © Ford School

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inovação, negócios e futuro: São Paulo recebe um dos maiores eventos de tecnologia do mundo