Inovação

Cientista brasileira descobre que saliva de carrapato pode auxiliar a conter o câncer

por: Redação Hypeness

A cultura popular é cheia de truques estranhos para curar doenças e amenizar sintomas, mas agora foi a vez da ciência provar uma conexão pra lá de interessante. A pesquisadora brasileira Maria Izabel Camargo-Mathias, da Unesp, conseguiu usar a saliva de carrapatos fêmeas para conter o crescimento de tumores cancerígenos.

Em um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Care & Health Systems, o experimento utilizou o extrato da glândula salivar do carrapato Rhipicephalus sanguineus e, em ratos, comprovou que a substância é eficiente ao conter o crescimento dos tumores. Segundo a pesquisadora, a saliva dos carrapatos contém mais de 400 propriedades, entre anticoagulantes e anti-inflamatórias, mas ainda não se sabe exatamente qual das substâncias foi a responsável pelo efeito.

Embora não seja anti cancerígena, já que não é capaz de destruir as células com câncer, a saliva do carrapato tem um potencial bastante grande a ser explorado e pode ser mais uma ferramenta no combate ao câncer.

cancer-carrapato

Foto © Journal of Pharmaceutical Care & Health Systems

cancer-carrapato3

Foto © Wikimedia Commons via Galileu

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sony cria ar condicionado vestível para encaixar na camiseta