Cobertura Hypeness

Conferimos de perto a exposição do mestre Pablo Picasso em SP

por: Brunella Nunes

Entre telas de outros artistas, Pablo Picasso ganhou exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade de São Paulo, em cartaz até o mês de junho de 2015. Com cerca de 90 obras, a mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola“, com curadoria de Eugenio Carmona, retrata a influência do artista espanhol dentro da arte moderna, em especial ao redor do cubismo, estilo co-criado e propagado por ele.

Nas paredes das salas do edifício figuram telas de outros gênios como Salvador Dalí, Joan Miró e Juan Gris, todos envolvidos profissional e pessoalmente com Picasso. Impossível não dizer que o melhor da mostra está em torno da Guernica, um enorme e imponente painel pintado pelo artista em 1937, que retrata, de maneira única, o conflito e a dor da Guerra Civil Espanhola. O processo de produção foi sensivelmente colocado no formato de vídeo dentro do Centro Cultural, revelando um pouco dos dois lados: o factual e o artístico.

No caso, a vila de Guernica – que dá nome ao mural – foi bombardeada e causou maior comoção mundial por não ter ligação direta com o conflito, pois não havia correspondentes de guerra no local na noite de ataque. O painel também está exposto de forma interativa, onde os visitantes podem visualizar, através de uma espécie de lanterna, outros desenhos a partir de uma mesma imagem.

O público ainda pode conferir de perto os esboços do artista e cerca de 45 telas de sua autoria, como  “Cabeça de Mulher” (1910), “Busto e Paleta” (1932), “Retrato de Dora Maar” (1939) e “O Pintor e a Modelo” (1963), divididas em oito módulos entre os andares do prédio. Dentro da exposição, organizada e realizada em colaboração com o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e a Fundación Mapfre, não é possível tirar fotos, assim como o Hypeness só pode registrar algumas das obras de arte. Vale lembrar que as filas estão longas, mesmo durante a semana, o que requer tempo, paciência e muita força de vontade.

Confira abaixo um pouco da mostra:

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Exposição Pablo Picasso @ Centro Cultural Banco do Brasil | até 08/06/15

Rua Álvares Penteado, 112 – Sé – São Paulo
Tel.: (11) 3113-3600

De quarta a segunda, das 9h às 21h
Entrada franca

Todas as fotos © Brunella Nunes para o Hypeness

coberturahype

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Zeca Pagodinho começou a segunda como todos nós: Sacolejando no busão