Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A história do norte-americano Albert Podell realmente merece um livro: ao longo de 50 anos, ele percorreu todos os países do mundo. A primeira viagem de uma longa jornada aconteceu em 1962, quando Podell foi para o Canadá, e o número só foi aumentando. Em 1963, foram dois países, Espanha e França, enquanto em 1965, o ano em que realmente decidiu embarcar numa viagem sem volta, ele andou por 18 países diferentes, incluindo Tailândia, Afeganistão e Índia.
Com muita determinação e persistência, finalmente realizou seu sonho, mesmo que tenha levado 5 décadas. Sua saga está descrita no livro “Around the World in 50 Years – My Adventure to Every Country on Earth” (“Volta ao Mundo em 50 Anos – Minha Aventura por Todos os Países da Terra”, em tradução livre), que conta todas as esquisitices e os fatos memoráveis de cada pedaço de chão que percorreu, um livro recheado de aventuras, desastres, vitórias, figuras fascinantes e muitas histórias. A obra-prima de Podell já está entre algumas listas de Best Sellers, como na do NY Times.
Foram, ao todo, 581 dias, quase 70 mil km percorridos durante a jornada pelos 196 países reconhecidos internacionalmente, sendo 30 deles acessados por uma expedição chamada de “Transworld Record Expedition“, a bordo de um carro 4×4.
O norte-americano é formado em Relações Internacionais e ao longo da vida trabalhou como editor de revista, diretor de fotografia, diretor criativo numa agência de publicidade e já escreveu mais de 300 artigos, além do livro “Who Needs a Road?“, escrito junto com Harold Stephens.
Em entrevista recente a revista National Geographic, ele afirmou, no auge dos seus 78 anos, que os jovens não fazem muito esforço para conhecer o mundo. “Eles estão acostumados a ter o mundo literalmente na ponta dos dedos, com a Internet. Se eles querem ver como está Paris, eles têm 20 ou 30 webcams nos arredores de Paris para vê-la”.
Quando questionado sobre qual era o seu país favorito, demonstrou parte de seu nacionalismo norte-americano. “Se você realmente me pressionar, [vou responder que] meu país favorito é o EUA. Temos algumas das paisagens mais espetaculares do mundo: Glacier National Park, Mount Rainier, as trilhas de New England. Somos uma sociedade heterogênea. (…) Mas se eu tivesse que escolher outros países, eu citaria Nepal e Suíça pelo cenário. Para alimentação, Vietnã, Tailândia e França. Para cultura, França, Inglaterra, Espanha e Egito”.
Todas as fotos © Albert Podell
Publicidade
O trabalho de fotógrafo envolve muitas vezes uma boa dose de coragem (recentemente mostramos um que escala...
A história de Pompeia é bastante conhecida, mas nem todos lembram do que ocorreu com a cidade vizinha. Herculano...
"Tenha realmente claro como você quer que sua vida seja e, em seguida, crie o seu negócio em torno dela". É essa a...
Quem gosta de sair por aí livre, sem muito rumo e com uma bagagem de coragem nas costas, precisa antes analisar - ao...
Já imaginou como seria entrar numa casa e ter o sofá por cima da sua cabeça? Ou se chocar com a luminária? O...
Quem tem medo de altura deve passar longe dessa experiência se um dia visitar Nova York. Ou, então, se tiver coragem,...
Os mochileiros de plantão vão adorar essa lista com 16 destinos incríveis para fazer trekking, as chamadas trilhas,...
No Fly Ranch Geyser, uma propriedade perto de Gerlach, Nevada, nos Estados Unidos, homem e natureza se juntaram pra...
Depois de mostrarmos alguns filmes focados em viagens e os leitores aprovarem, chegou a hora de novas dicas...