Inovação

Empreendedores transformam cadeira de rodas em triciclo motorizado

por: Redação Hypeness

Sabemos que uma das principais dificuldades que os cadeirantes atravessam na vida é que, além da mobilidade reduzida, é difícil achar espaços públicos realmente adaptados as suas necessidades. Felizmente, algumas pessoas estão se esforçando pra mudar isso e, por isso, surgem boas notícias como essa: o Kit Radical é um dispositivo capaz de transformar qualquer cadeira de rodas em um triciclo motorizado. O aparelho oferece autonomia de 20 quilômetros e é capaz de auxiliar a locomoção em subidas com até 40° de inclinação.

O kit foi criado como parte da dissertação de mestrado de Júlio Oliveto Alves na Faculdade de Engenharia da Unesp, em 2009. A partir daí, a ideia ganhou forma e acabou virando um negócio: a empresa Livre, que venceu o Prêmio Santander – Empreendedorismo 2014 com o Kit Radical. O destaque do projeto não foi por acaso: compacto, leve e dobrável, o aparelho proporciona muito mais liberdade, oferecendo novas sensações e maior qualidade de vida aos deficientes físicos.

Por enquanto, a tecnologia está disponível por R$ 4.990 – o que, apesar de não ser um valor tão acessível, é 40% mais barato do que produtos similares disponíveis no mercado. Segundo Júlio, o propósito do projeto “é trazer mais acessibilidade, inclusão social, liberdade, qualidade de vida e felicidade às pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida“.

Ainda há alguma dúvida de que ele está no caminho certo?

triciclo1

triciclo2

triciclo3

triciclo4

triciclo5

triciclo6

triciclo7

Todas as fotos: Divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Arquitetos dos Emirados Árabes apostam em cimento feito à base de sal para construções mais sustentáveis