Estilo

Estado australiano quer proibir a venda de animais em pet shops

por: Redação Hypeness

Todos nós amamos nossos animais de estimação, que vivem como verdadeiros reis, recebendo carinho na barriga, brinquedinhos e boa comida. Mas você já parou para pensar de onde veio o seu pet? Muitos dos cãezinhos e gatos que são comprados em pet shops vêm de criadouros, verdadeiras fábricas de animais, que mantêm os filhotes em condições nem sempre boas e que usam casais de animais como meras máquinas reprodutivas.

Na Austrália, a situação não é diferente: estima-se que cerca de 95% dos animais vendidos em pet shops venham desses lugares. Nos últimos anos, instituições como a Animals Australia, que luta pelo bem-estar dos animais no país, têm feito campanhas bastante pungentes que mostram a realidade desses criadouros. A pressão que se criou em torno do assunto e da realidade escancarada sobre como esses animais são cuidados levou o estado australiano de Victoria a banir a comercialização de animais de estimação em pet shops – exceto por animais resgatados, vindos de abrigos.

A vida de uma cadela ou gata em um criadouro é inimaginável. Os animais são mantidos permanentemente em canis, privados de qualquer tipo de interação social, exercícios ou cuidados sobre sua saúde. Com o objetivo de aumentar os lucros para os operadores, cadelas e gatas são engravidadas sempre que possível“, contou Shane Rattenbury, um dos responsáveis pela implementação da nova legislação, ao Canberra Times.

fabrica-animais

Além da proibição da venda em pet shops de animais nascidos em criadouros, a nova lei traz outras medidas que buscam o bem-estar dos animais: as fêmeas poderão ter, no máximo, 5 ninhadas durante a vida e os criadouros poderão ter até 10 fêmeas em suas instalações. A cultura da adoção de cães e gatos ainda é incipiente na Austrália, onde um filhote pode custar de US$ 1,2 mil a US$ 6 mil e raças como o Bulldog Francês chegam a ter lista de espera para compra. Campanhas e medidas legislativas como estas talvez possam mudar esse cenário aos poucos, mostrando que animais resgatados e cães e gatos SRD também são companheiros incríveis.

Abaixo o (encantador) vídeo lançado pela Animals Australia:

ANAUST0046_AA_Puppy Mills_Superlite_1175x1775mm @1/3.indd

Não há nem o que dizer sobre como ela reagiria ao saber que a primeira mãe da Muffy era uma máquina de engravidar.

ANAUST0046_AA_Puppy Mills_Superlite_1175x1775mm @1/3.indd

Cabeças vão rolar se ele descobrir que Rocco foi criado em um canil infestado, cheio de fezes.

ANAUST0046_AA_Puppy Mills_Superlite_1175x1775mm @1/3.indd

Ele ficaria mortificado ao descobrir os abusos e negligências pelos quais Monty já passou.

fabrica-animais3

fabrica-animais2

fabrica-animais4

fabrica-animais5

fabrica-animais6

fabrica-animais7

fabrica-animais8

fabrica-animais9

fabrica-animais12

fabrica-animais11

Todas as fotos © Animals Australia

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
12 tendências de cor previstas pela Pantone para a moda primavera/verão 2020