Viagem

Estudo revela quais são osmelhores e piores países do mundo no quesito alimentação

Redação Hypeness - 08/04/2015

Não restam dúvidas de que todo mundo adora comer. Mas quais serão os países que alimentam melhor os seus habitantes? Na hora da fome, qualquer coisa comestível é válida, mas o instituto Oxfam International realizou um estudo em 125 países, o “Good Enough to Eat” (“Bom o Suficiente para Comer”, em tradução livre), índice que revela quais são os melhores e os piores lugares em termos de alimentação, visando destacar os desafios enfrentados por algumas nações para se obter certos tipos de alimentos.

O levantamento levou alguns pontos em consideração: as pessoas têm comida o suficiente? As pessoas conseguem pagar pela comida? A comida é de boa qualidade? Qual é a extensão de dietas pouco saudáveis para as população? Para descobrir tais respostas, o estudo analisa o percentual de pessoas subnutridas e crianças abaixo do peso, as taxas de diabetes e obesidade, assim como aponta os preços dos alimentos em relação a outros bens de serviços e a inflação. A diversidade nutricional dos alimentos, o acesso a água limpa e segura também são analisados para ter um parâmetro mais exato quanto a não só quantidade do que é servido, mas a qualidade, que é ainda mais importante.

Para chegar a uma conclusão, uma categoria une estes quatro elementos principais das perguntas acima, onde a Holanda conquistou o primeiro lugar e Chade, na África, ficou em último. Os países europeus ocupam os primeiros 20 lugares da lista para se comer bem, enquanto o continente africano ainda sofre com a fome, a miséria e a falta de saneamento básico. Sendo assim, a pesquisa constatou que 840 milhões de pessoas passam fome no mundo, todos os dias, devido a pobreza e a desigualdade social e econômica.

Mesmo havendo comida suficiente para todos, Oxfam explica que desvio de recursos, resíduos e consumo excessivo são os culpados. Segundo eles, os acordos comerciais e as metas de biocombustíveis acabam “desviando lavouras de mesas de jantar para tanques de combustível”. Em contrapartida dos países pobres que passam fome, os mais ricos sofrem com a obesidade, nutrição deficiente e altos preços dos alimentos.

OxfamIndex

Confira abaixo os sete países onde se come melhor:

1. Holanda

holandafood

2. Suíça

SONY DSC

3. França

francafood

4. Bélgica

belgicafood

5. Áustria

austriafood

6. Suécia

sueciafood

7. Dinamarca

dinamarcafood

E agora, os sete países onde as condições de alimentação são piores:

1. Nigéria

nigeria

2. Burundi

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

3. Iêmen

iemenfood

4. Madagascar

madagascarfood

5. Angola

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

6. Etiópia

etiopiafood

7. Chade

chadefood

A lista completa você confere aqui.

Fotos: reprodução/wikipedia

Foto 6 da lista 1 via newlyswissed
Foto 4 da lista 2 via malagasy-tours

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Naufrágio de navio da 2ª Guerra é filmado, ainda com armas, a mais de 6 mil metros de profundidade