Estilo

Mãe transforma a filha em personagem de história em quadrinhos para ajudá-la a se aceitar melhor

Redação Hypeness - 27/04/2015 às 12:39 | Atualizada em 28/04/2015 às 06:45

Como fazer uma menina negra de 7 anos gostar de seu cabelo quando a mídia grita por todos os cantos que “cabelo bom é cabelo liso” e até na escola isso é motivo de chacota? Este é o caso de Natalie, que mora com a mãe, Angie Nixon, em Jacksonville, na Flórida (EUA). Há pouco mais de um ano, sua mãe teve a ideia de criar uma página no Facebook chamada “Natalie You’re Beautiful” (Natalie você é linda, em português) e além de muitas curtidas e mensagens de apoio recebeu uma sugestão bastante criativa: por que a mãe não transforma Natalie em uma super heroína dos quadrinhos?

Foi aí que surgiu o The Adventures of Moxie Girl (As aventuras de da garota Moxie, em português), um quadrinho que conta as histórias de uma garota que descobriu superpoderes em seus cabelos. Dividido ao meio e em maria-chiquinhas, o cabelo tem o poder de fogo e gelo, sendo imbatível contra bandidos e monstros. As histórias são inventadas por Natalie e Angie, que aproveita a hora de dormir para incentivar a criatividade da filha. Além de ajudá-la a se aceitar melhor e a se sentir bem consigo mesma, a ideia dos quadrinhos tem ajudado Natalie a ler mais. “Eu disse a ela que se quisesse escrever um livro realmente bom, ela deveria ler mais livros e aprender novas palavras“, contou a mãe ao BuzzFeed.

As aventuras de Moxie venceu o One Spark, um festival de financiamento coletivo em Jacksonville, conquistando o prêmio de US$ 16 mil e deixando para trás 530 concorrentes. “Durante o festival, as outras crianças negras viam e diziam coisas como ‘que legal, ela se parece comigo!’. Elas não estão acostumadas a ver pessoas como elas em livros, elas estavam muito empolgadas“, disse Angie, que agora quer usar o dinheiro para publicar o livro de forma profissional.

moxie-girl6

moxie-girl2

moxie-girl3

moxie-girl4

moxie-girl5

Todas as fotos © Angie Nixon

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness