Sustentabilidade

Nova lei na França obriga prédios comerciais a terem telhado verde ou placa solar

01 • 04 • 2015 às 06:11
Atualizada em 01 • 04 • 2015 às 08:45
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A França tem enfrentado problemas com os altos níveis de poluição atmosférica e já implementou o rodízio de veículos na capital Paris. Agora, o país aprovou uma lei que obrigada os prédios a terem telhados verdes ou placas solares. Dá para notar que as políticas sustentáveis estão ganhando espaço por lá.

A principal vantagem dos painéis solares é diminuir o uso de energia elétrica, pois utilizam a luz do sol para produzir energia para a população. Já os telhados verdes formam um isolamento de calor e ruído, reduzindo a necessidade de aparelhos de refrigeração durante o calor e aquecimento para o inverno. Além disso, bloqueiam as partículas de poeira, purificando o ar, e retêm água da chuva, reduzindo problemas de escoamento durante chuvas fortes.

Os ativistas ambientais franceses queriam que todos os prédios fossem obrigados a utilizar vegetação no telhados, inclusive os residenciais. Mas os parlamentares concluíram que a medida seria muito cara para o consumidor residencial e criaram a lei do uso de painéis solares ou telhados verdes apenas para empresas e zonas comerciais.

Veja abaixo algumas fotos desses telhados que, além de deixarem os lugares mais bonitos, são excelentes para aumentar as áreas verdes nas grandes metrópoles. O Brasil poderia se inspirar nesta ideia, não?

franca 01

Imagem via Wikimedia Commons

franca 02

Imagem via Portal Paisagismo

telhado verde

Imagem via Reforma Fácil 

franca 03

Imagem via Ekko ideias

franca 04

Imagem via Ekko ideias

franca teto solar

Foto © Alain Jocard/AFP/Getty Images

franca 05

Imagem via Shutterstock

franca-ultima

 Imagem via Shutterstock 

franca ultima 02

Foto © Dbakr/Flickr

Imagem de topo via

Publicidade

Canais Especiais Hypeness