Sustentabilidade

O que as cidades têm a aprender com esta pequena vila sustentável de 70 habitantes

por: Redação Hypeness

Alimentos estão disponíveis no supermercado da esquina, a conta de luz ainda é “pagável”, mesmo com os últimos reajustes, e a infraestrutura da cidade até que é boa, apesar dos pesares. Mas o que você faria se morasse em uma pequena vila do estado norte-americano do Alasca, em que 70 habitantes dependem de aviões para ter acesso a alimentos, combustível para aquecer e iluminar casas e todo e qualquer suprimento?

Essa é a situação da vila de Igiugig, em que a conta de luz pode chegar a 800 dólares por mês e os alimentos que chegam de avião nem sempre são frescos. Para tornar a vida mais barata e saudável, há cerca de uma década a vila tomou uma decisão: era hora de agir e avançar com medidas sustentáveis e inteligentes. Hoje, várias casas já dispõem de placas solares para gerar energia limpa e uma turbina inovadora foi instalada em um rio próximo: o movimento da água agora é sinônimo de energia barata.

Para cultivar os alimentos, a vila criou quatro estufas em que são produzidos vegetais e frutas – todos gerenciados por trabalho voluntário. Peixes são pescados no rio próximo e até mesmo as galinhas, cujos ovos são comprados pela população a um preço simbólico, crescem de forma sustentável, alimentando-se de matéria orgânica em uma área de compostagem. Por lá, separar o lixo é tão normal quanto escovar os dentes pela manhã e a regra dos três “erres”, reciclar, reutilizar e reduzir, é levada a sério. “Nós estamos tentando construir uma vila sustentável e nós temos essa alta qualidade de vida a qual nós estamos determinados. Nós percebemos que fazemos parte de um grande todo. E talvez o mundo tente fazer do seu jeito, mas nós tentamos ser uma comunidade modelo por aqui“, afirmou, ao Earth Justice, Alexanna Salmon, uma das responsáveis por implementar as diretrizes sustentáveis na comunidade.

igiugig

Querer mudar o mundo inteiro aplicando ideias como essa pode soar ingênuo e impossível, mas vale pensar em como vizinhanças, condomínios e pequenas comunidades podem optar por soluções mais sustentáveis. 

 

igiugig2

igiugig3

igiugig4

igiugig5

igiugig6

Todas as fotos © Igiugig Village

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por que a Amazônia é vital para a estabilidade do clima no mundo