Inspiração

O que começou como uma rádio online pra divulgar música nova se transformou em uma festa no meio da rua em SP

por: Daniel Boa Nova

Publicidade Anuncie

O ano era 2009 e a proposta bem simples. Sem maiores pretensões, a ideia era divulgar novos sons e tendências da cena eletrônica a quem pudesse se interessar. Para isso, o canal escolhido foi a Internet, onde semanalmente a rádio independente Metanol FM entrava no ar com uma nova edição.

A iniciativa partiu do produtor musical Akin, que não tardou a angariar novos parceiros identificados com a programação da rádio. Assim foi formado o coletivo Metanol FM, que, além do criador, hoje conta também com os produtores MJP, Soul One, Vekr e com o seletor visual U-RSO.

Passaram pouco mais de cinco anos e o que surgiu como uma ação pontual entre amigos se multiplicou em vários tentáculos. A rádio segue indo ao ar toda terça-feira, às 20h. Porém, talvez o principal projeto do coletivo atualmente seja a festa mensal Metanol na Rua, realizada a cada edição em um espaço público diferente na cidade de São Paulo.

metanol16 Foto via

A proposta da festa, assim como a ideia original da rádio online, sempre foi levar música nova diretamente ao público. Tudo de forma independente e sem fins lucrativos. Mas, por ser realizada na rua, ela contribuiu também para tornar o espaço público da capital paulistana mais vivo e pulsante.

Veja aqui uma amostra:

Canal IdeaFixa: Metanol na Rua #7 from  on Vimeo

Dado seu viés de pesquisa musical e compartilhamento, o Coletivo Metanol também é chamado para curadorias, workshops e live sets em outras festas. Ficou com vontade de conferir alguma? Então siga a página do grupo para acompanhar seus projetos.

metanol01 Foto via

metanol14 Foto via

metanol09

Publicidade

Foto © Samuel Esteves via

metanol06

Foto © Samuel Esteves via

metanol08

Foto © Samuel Esteves via

metanol07

Foto © Samuel Esteves via

metanol17

Foto © Samuel Esteves via

metanol12 Foto via

metanol03 Foto via

metanol05 Foto via

metanol10 Foto © Samuel Esteves via

metanol04 Foto via

metanol15 Foto via

metanol11 Foto via

Foto destaque © Samuel Esteves via

*Esse post é um oferecimento de “Absolut Vodka 

Publicidade Anuncie


Daniel Boa Nova
Redator / Roteirista / Produtor de conteúdo


X
Próxima notícia Hypeness:
Bilionário brasileiro se muda para Roraima para ajudar venezuelanos