Inspiração

Ação nos céus do RJ leva a leitura a crianças carentes de forma criativa

por: Redação Hypeness

Ler faz a imaginação voar, ainda mais a das crianças, capaz de criar muito mais mundos do que os adultos. No mês em que se comemora a leitura infantil, o Instituto Pró-Livro (IPL) e a agência Salles Chemistri realizaram uma ação com cerca de 250 crianças da comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, onde foram distribuídas mais de 400 pipas com contos e fragmentos de obras de importantes autores nacionais. Tudo com o objetivo de incentivar a leitura.

A campanha “Céu de Histórias” é composta por 11 modelos de pipas com diferentes ilustrações, que foram criados em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, o que tornou os textos de grandes escritores e novelistas como Ziraldo, Pedro Bandeira, Benedito Ruy Barbosa, Ana Maria Machado e Leo Cunha ainda mais atraentes para o público infantil.

O céu da comunidade foi então tomado pelas pipas, estimulando as crianças a pegarem as que tinham suas linhas cortadas para que tivessem a chance de ler as histórias que elas traziam. O momento mágico foi registrado em vídeo, que você pode assistir abaixo.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto, 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro. Toda a ação voltada a despertar o interesse pela leitura de literatura e valorizar o livro são importantes para reverter os baixos índices de leitura do brasileiro. Na faixa etária de 5 a 13 anos lê-se em média, em um período de três meses, 3,2 livros. Destes, 2,4 são indicados pela escola.

pipas

Projeto-Ceu

Projeto-Céu-de-Historias

Projeto Céu de Histórias Instituto Pró-Livro - Salles Chemistri 2

Ceu_De_Historias_2015

Projeto Céu de Histórias Instituto Pró-Livro - Salles Chemistri

projeto ceu

pipas_09big

pipas_01big

pipas_07big

No site oficial da campanha é possível imprimir a própria pipa, conhecer todos os textos e as ilustrações divulgadas e apoiar a ação.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Garotinho cego emociona plateia tocando bateria no Japão