Ler faz a imaginação voar, ainda mais a das crianças, capaz de criar muito mais mundos do que os adultos. No mês em que se comemora a leitura infantil, o Instituto Pró-Livro (IPL) e a agência Salles Chemistri realizaram uma ação com cerca de 250 crianças da comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro, onde foram distribuídas mais de 400 pipas com contos e fragmentos de obras de importantes autores nacionais. Tudo com o objetivo de incentivar a leitura.
A campanha “Céu de Histórias” é composta por 11 modelos de pipas com diferentes ilustrações, que foram criados em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, o que tornou os textos de grandes escritores e novelistas como Ziraldo, Pedro Bandeira, Benedito Ruy Barbosa, Ana Maria Machado e Leo Cunha ainda mais atraentes para o público infantil.
O céu da comunidade foi então tomado pelas pipas, estimulando as crianças a pegarem as que tinham suas linhas cortadas para que tivessem a chance de ler as histórias que elas traziam. O momento mágico foi registrado em vídeo, que você pode assistir abaixo.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ub99GLEIRP4″]
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto, 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro. Toda a ação voltada a despertar o interesse pela leitura de literatura e valorizar o livro são importantes para reverter os baixos índices de leitura do brasileiro. Na faixa etária de 5 a 13 anos lê-se em média, em um período de três meses, 3,2 livros. Destes, 2,4 são indicados pela escola.










No site oficial da campanha é possível imprimir a própria pipa, conhecer todos os textos e as ilustrações divulgadas e apoiar a ação.