Sustentabilidade

Conheça as salas de aula móveis que produzem mais energia do que consomem

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Se a ideia de uma sala de aula móvel já parece inovadora, então imagine se, além disso, ela ainda fosse capaz de produzir toda a energia que consome e um pouco mais. É o que acontece com essas salas pré-fabricadas, que utilizam janelas com orientação norte para otimizar a ventilação e a iluminação natural.

O escritório de arquitetura Anderson Anderson, localizado em São Francisco, EUA, criou este protótipo capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome em Ewa Beach, no Havaí, onde hoje um quarto dos estudantes aprendem em condições precárias e em espaços mal equipados. Com este projeto, seria possível transformar o ambiente de estudo dos jovens, permitindo um aprendizado mais eficiente atrelado à produção de água e eletricidade.

sala2

No telhado, painéis solares geram energia e ainda protegem o local do calor e as janelas podem ser manuseadas de forma a aumentar a ventilação natural. Mas o mais surpreendente do projeto é que análises de custos feitas com base em 30 anos sugerem que esta construção sustentável tem custos mais baixos do que os modelos similares que utilizam sistemas de consumo de energia tradicionais.

Além de todos esses benefícios, o local é equipado com um sensor de movimento, capaz de economizar eletricidade. Com tanto cuidado, a sala de aula é capaz de gerar 4 vezes a quantidade de energia que necessita. Os arquitetos ainda ressaltam que “o processo de fabricação e entrega, e os materiais e produtos utilizados são todos selecionados para o mínimo impacto ambiental e para a contribuição máxima para um ambiente interno saudável“.

Solução para um futuro sustentável?

sala6

sala1

sala3

sala4

sala5

sala7

sala8

sala9

sala10

Todas as fotos via

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
França é primeiro país a banir todos os cinco pesticidas ligados à morte de abelhas