Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você já ouviu falar por aí que racismo não existe? Que hoje em dia negros e brancos têm as mesmas chances? Que cor da pele não significa nada? A estudante de antropologia da UnB Lorena Monique deu início a um projeto bastante provocador e intenso em que prova que o racismo não só ainda existe, como está presente inclusive no ambiente acadêmico de uma das maiores universidades brasileiras.
O projeto, intitulado “#ahbrancodaumtempo“, traz fotografias de estudantes negros da UnB que escreveram em um pequeno quadro algumas das frases preconceituosas que já ouviram. Enraizado na sociedade, o racismo muitas vezes é visto como “brincadeira“, mas a verdade é que se trata de uma agressão, na maioria das vezes bastante violenta. Entre as frases, enxergar a mulher negra como um simples objeto exótico e fazer observações referentes à política de cotas são as mais recorrentes.
“Diariamente estudantes negr@s nas universidades brasileiras sofrem discriminações veladas que @s estereotipam. Apesar de que na visão de quem pratica a ação seja “só uma brincadeira”, “uma observação”, “uma tentativa de ajudar”; Para quem sofre cotidianamente é como repisar uma ferida ainda não cicatrizada. Espero que as falas expressadas nas imagens sensibilizem, causem reflexão e deem início à um diálogo no sentido de nos tornarmos pessoas melhores“, afirma Lorena, que se inspirou no projeto fotográfico “I, too, am Harvard“, que busca dar voz à comunidade negra presente na universidade norte-americana de Harvard.
Todas as fotos © #ahbrancodaumtempo
Publicidade
Por mais que pareça que todo canto do planeta já tenha sido devidamente documentado, explorado e registrado - e que...
Com ilhas paradisíacas, as Filipinas são um destino perfeito para quem ama praias de areias brancas e águas...
Se você é daqueles que gosta de visitar lugares menos tradicionais quando viaja, então é bom colocar o sudeste...
Ser o Homem de Ferro da vida real é algo que somente o ator Roberto Downey Jr pode se vangloriar. Mas, para a maioria...
Quando pensamos em Bahamas, uma das primeiras coisas que surge na nossa cabeça é o mar azul-turquesa, que oferece...
No século XIX, uma cidade foi montada no meio do mar com o único objetivo: ser uma base para fazer extração de...
O ano virou, já vamos no segundo mês de 2015, e com isso surgem expectativas e especulações. Surpreendentemente, a...
Se conhecer o Havaí (mesmo que seja para dormir em uma barraca!) já deve ser uma experiência incrível, poder se...
Uma das maiores megalópoles do planeta, a capital do Japão promete surpresas a cada esquina. Parte das ruas e...