Inovação

Universitários inventam extintor portátil que apaga fogo com o poder do som

por: Redação Hypeness

Imagina se você pudesse colocar sua música preferida para tocar como forma de evitar um incêndio? Tudo bem, isso ainda não é possível, mas dois estudantes de engenharia da George Mason University estão tornando essa ideia cada vez menos surreal, com a invenção de um aparelho que permite apagar o fogo usando ondas sonoras.

Viet Tran e Seth Robertson são os nomes por trás da invenção, que pode mudar a maneira como combatemos incêndios. A ideia é utilizar ondas sonoras de baixa frequência, na faixa dos 30 a 60 hertz, para agitar o ar em torno das chamas, fazendo com que estas se apaguem. O “extintor sonoro” é quase do tamanho de um megafone e, por enquanto, só é capaz de apagar chamas de pequena proporção, iniciadas com álcool.

Futuramente, os dois esperam que o dispositivo seja capaz de conter incêndios florestais e urbanos. Para isso, seria necessária uma adaptação para que ele fosse utilizado em drones, contendo as chamas à distância. 

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do aparelho (em inglês):

[youtube_sc url=”https://youtu.be/uPVQMZ4ikvM”]

fogo1

Foto via Cool Things

fogo2

Foto via ABC Action

"Viet Tran and Seth Robertson"

Foto via George Mason University 

fogo4

Foto via The Manufacturer

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em áreas remotas e sem internet a conexão de alta velocidade passará a ir através de feixes de luz