Sustentabilidade

Vida imitando a arte? Cientistas descobrem espécie de sapo que se parece com o Caco dos Muppets

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Muitos personagens de shows infantis e de séries de fantasia são baseados em animais que existem de verdade. No caso de Caco, o simpático sapo do Muppets, foi apenas recentemente que sua inspiração foi catalogada pela ciência. Por séculos a espécie batizada como Hyalinobatrachium dianae permaneceu escondida nas montanhas de Talamanca, na Costa Rica, mas este ano foi descoberta pelo pesquisador Brian Kubicki.

O pequeno sapo, que mede pouco mais de 2 cm e traz grandes olhos, é recoberto por uma pele transparente, o que nos possibilita ver todos os órgãos em sua barriga. Chamados de sapos “de vidro”, os anfíbios que têm essa aparência translúcida costumam ser encontrados na América do Sul e Central. Os cientistas não sabem dizer ao certo o porquê da pele ser transparente, mas acreditam ter a ver com a camuflagem do animal.

O que mais chamou a atenção na espécie, segundo Kubicki, é o chamado usado pelo macho para atrair as fêmeas. Em vez de usar um semelhante ao dos outros sapos, a espécie emite um som quase metálico, que lembra o chamado dos insetos – talvez seja este um dos motivos que manteve o parente do Caco desconhecido por tanto tempo.

Agora responda – é ou não é a cara do Caco? Veja as fotos:

Publicidade

sapo-caco

sapo-caco2

Fotos © Brian Kubick

sapo-caco3

Foto © Disney

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Mais de 1 veneno por dia: Governo Bolsonaro libera 166 agrotóxicos em 4 meses