Muitas vezes, julgamos uma pessoa pela aparência física ou por sua roupa Se uma mulher é bonita e loira, é sinônimo de superficialidade e falta de inteligência, se um homem é forte e tatuado, temos a impressão que seja bravo e violento. A Coca-Cola, no quesito propaganda, nunca deixa a desejar e, mais uma vez, nos comove com a campanha Let’s Take An Extra Second, cujo objetivo é nos fazer pensar sobre os estereótipos que construímos e, como nome indica, esperar um pouco mais antes de tirar conclusões.
O slogan da campanha diz “Leva um segundo para construirmos um preconceito. Vamos tirar um segundo para quebrá-lo. Sem preconceitos, faremos um mundo mais feliz”.
A campanha inclui diferentes vídeos, sendo que, em um deles, uma senhora de 81 anos é logo vista como solitária, dependente, frágil ou até mesmo fraca. Para quebrar as barreiras, ela corajosamente salta de paraquedas, olha só:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=_lPnUX9-ziY”]
Let´s take an extra second – Grandma- Montserrat Mencho from Coca-Cola on YouTube



Em outro vídeo, foi feita uma experiência com pessoas em salas fechadas, onde eram mostradas fotos de desconhecidos e onde cada um deveria falar qual era a profissão da pessoa da tela e o que ela aparentava ser. Quase sempre os participantes erravam- um tutor de crianças foi julgado como integrante de uma banda de rock e agressivo. Um homem negro, graduado em Tecnologia da Informação, foi classificado como artista, dançarino, gangster e ladrão de carros. Uma senhora foi descrita como uma pessoa frágil e não ativa, quando na verdade, trabalha como DJ e frequenta festivais eletrônicos.
Vale a pena ver e refletir:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=gASeWAwQ96A”]
Let´s take an extra second- Experiment from Coca-Cola on YouTube



Em um terceiro, a campanha mostra adolescentes que sofrem bullying na escola. Uns são chamados de afeminados, nerds, perdedores, fracos, loucos e desajeitados. Em seguida, aparecem fazendo boas ações, sendo parceiros, ajudando ao próximo, dançando e jogando futebol, como qualquer outra pessoa:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=YSkbtsTxULs”]
Let´s take an extra second- Experiment from Coca-Cola on YouTube



No último vídeo, uma modelo loira (Kyleigh Kuhn), muitas vezes, rotulada como fashionista, superficial e sem conteúdo, mostra ser muito mais que um rosto bonito: ela é criadora de uma fundação, a Roots of Peace, para ajudar a transformar minas terrestres em locais para plantio de alimentos:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Lk5od6D6ais”]
Let´s take an extra second- Experiment from Coca-Cola on YouTube



“Sem preconceito, faremos um mundo mais feliz”

Todas as imagens: Reprodução/Divulgação