Os cachorros têm dentro de si um talento nato para serem nômades. Sozinhos ou acompanhados, eles seguem novos rumos sempre que necessário. O casal alemão Kira Purlyte e Sven são ciclistas e levam seu cão Tulku em suas aventuras nas estradas mundo afora. O que eles não esperavam é que o melhor amigo poderia ficar cego ao longo desta grande jornada.
O casal se conheceu por meio da paixão por bikes e, desde 2013, eles pedalam juntos, dividindo suas experiências relatando as viagens na página Boundless Biking. Decidiram então cruzar a rodovia Pan-americana, que liga a Tierra del Fuego, na Argentina, ao Alasca, no Estados Unidos. A aventura já tem mais de 600 dias, 10 mil quilômetros percorridos e atualmente o trio está na Colômbia.
Ao longo do caminho, muitas coisas inesperadas já aconteceram, especialmente envolvendo saúde e dinheiro. Numa manhã, quando estavam no Peru, acordaram no meio do deserto e encontraram seu cachorro cego e sem poder andar. Lá se foram cinco meses, três países e três cirurgias para que voltasse o movimento das pernas, o que custou boa parte do dinheiro. A cegueira, infelizmente, continua e pode ser reversível. Para isso, o casal conta com doações no site Indiegogo para terminar de realizar seu sonho e salvar a visão do pequeno Tulku.
A boa notícia é que os donos garantem que Tulku é um cão feliz, já que a forma como os animais vivem e se adaptam a cegueira é bem menos impeditiva que no caso dos humanos.

Ainda entre as surpresas, Kira descobriu que tem uma incurável doença auto-imune, além de enfrentarem outros perrengues como gripe gástrica, dengue, entre outros. Mesmo assim, a viagem continua e eles pretendem alcançar o objetivo de completar todo o percurso da rodovia Pan-americana no verão de 2016, somando mais de 28 mil quilômetros de percurso.
O cãozinho já conheceu o Salar de Uyuni, na Bolívia, atravessou a linha do Equador, andou pela Patagônia e curtiu as praias do Peru. Para ajuda-lo a seguir nesta aventura, compartilhe o vídeo abaixo ou faça uma doação no Indiegogo. Boa sorte, Tulku!
[youtube_sc url=”https://youtu.be/qX-f9JxEzs4″]
Todas as fotos © Kyra Purlyte