Inovação

Como a impressão 3D está ajudando a salvar a vida de animais silvestres

Bruna Rasmussen - 18/05/2015 | Atualizada em - 22/09/2015

Aqui no Hypeness, nós já mostramos como a impressão 3D está revolucionando o campo das próteses humanas – clique aqui para saber mais. Se antes uma próteses de perna ou mão demorava meses para ficar pronta e custava milhares de dólares, hoje ela não custa mais que 100 dólares e fica pronta em alguns dias. Mas não são só os humanos que têm se beneficiado dessa tecnologia. Animais domésticos e silvestres, vítimas de acidentes ou maus tratos, também são amparados com a ajuda da impressão 3D.

No ZooAve, centro de resgate de animais na Costa Rica, um tucano foi recebido pela equipe sem a parte de cima do bico. O animal, que havia sido cruelmente atacado por um grupo de adolescentes, sangrava muito e não conseguia se alimentar ou se higienizar. Após passar pelo atendimento de emergência, o tucano, apelidado de Grecia, vai ganhar um bico novo, feito em impressora 3D – assista aqui como será o preparo da prótese. Nos Estados Unidos, um pinguim e uma águia já ganharam próteses de bico semelhantes.

tucano-protese9

De acordo com as quatro empresas que, juntas, assumiram o projeto da prótese do tucano, a impressão 3D é de grande importância para os animais silvestres. Antes, a anatomia de animais como o tucano eram consideradas complexas demais para ser reproduzida em próteses e muitos animais machucados ficavam sem esse importante auxílio. No entanto, a impressão 3D tem muito a melhorar. Embora as próteses criadas sejam eficientes, o material de que são feitas dificilmente é forte e durável o suficiente para que o animal volte ao seu habitat natural, sendo necessário mantê-lo em cativeiro.

O equívoco é que [a impressão 3D] é sempre mais barata e mais eficiente. Mas os materiais não são duráveis o suficiente para a maioria das situações“, afirma Derrick Campana, diretor da empresa de próteses animais Animal Ortho Care. Por outro lado, manter o tucano e sua prótese de bico no centro de resgate de animais é uma oportunidade para que as empresas que fabricam próteses 3D entendam como o animal a usa, podendo levar a soluções de próteses ainda melhores no futuro.

A águia e seu bico feito em impressora 3D

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=uy_-VjOR_Jo”]

tucano-protese

tucano-protese2

tucano-protese3

tucano-protese4

tucano-protese7

tucano-protese5

tucano-protese6

tucano-protese8

Todas as fotos © ZooAve 

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.