Viagem

Como um pequeno inseto está ajudando o governo da Colômbia a acabar com as plantações de cocaína

por: Redação Hypeness

Os milhares de hectares de plantação ilegal de coca costumam ser combatidos pelo governo colombiano com o uso de pesticidas, espalhados por aviões. A maioria desses químicos, contanto, faz uso do glifosato, uma substância que é classificada como cancerígena pela Organização Mundial da Saúde. Mas em breve essa luta deve ficar mais saudável, já que o governo concordou em barrar o uso desses pesticidas e confiar na fome da larva de uma pequena mariposa, que ataca as folhas da planta.

Um plano para disseminar a espécie do inseto pelo país foi apresentado e a distribuição dos químicos deve ser cancelada imediatamente. A medida pode inclusive amaciar as relações do governo com as Forças Armadas da Colômbia, responsáveis por boa parte das plantações, já que um dos pedidos do grupo era o fim do ataque aéreo com químicos.

Embora tenha sido implementado recentemente, a estratégia é uma das opções do governo colombiano há mais de uma década. Mas nem tudo são flores: para Ricardo Vargas, diretor da organização ambiental Andean Action, “com um plano como esse, as chances de desastre ambiental são muito altas e muito perigosas“.

colombia-cocaina

colombia-cocaina2

Fotos CC Wikimedia Commons

colombia-cocaina3

Foto © Colombia Reports

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’