Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Lembra do ensaio fotográfico, sobre o qual já falamos aqui, que fotografava dançarinos improvisando passos pelas ruas das cidades? Ele tem tudo a ver com o trabalho do coletivo paulistano Baixo Centro, que veio para mostrar a todos que as ruas também são um ótimo espaço para dançar.
Com atuação nos bairros que compõem o Baixo Centro paulistano (Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz), o grupo quer estimular a população a se apropriar dos espaços públicos. Foi assim que ele se tornou um festival de rua com organização colaborativa e independente. O interessante é que não há nenhum tipo de instituição por trás da ideia: nem ONG, nem governo, nem empresas, tendo a maior parte de seu financiamento realizado através de crowdfunding.
A ideia do Festival Baixo Centro surgiu em resposta ao que o grupo chama de “políticas públicas catastróficas para lidar com o problema do crack, projetos urbanísticos irresponsáveis e muita especulação imobiliária”. Estava na hora da sociedade civil participar mais das ruas. E, segundo o coletivo, as ruas são para dançar!
Para atuar, o grupo não pediu autorização para a prefeitura ou qualquer órgão governamental. Afinal, o objetivo é justamente ocupar as ruas da cidade. “Quanto mais gente tomando as ruas sem a necessidade de uma galera engajada nisso e quem sabe no futuro sem ninguém nem lembrar que precisamos um dia ir pra rua pra tomá-la e iniciar esse processo, melhor ainda“, conta Ricardo Fukui, participante do movimento, em entrevista ao jornal O Discurso sem Método.
Segundo o site do grupo, a programação desta edição ainda está sendo desenvolvida, mas é possível conferir tudo que vai rolar na página do festival ou através do Facebook.
Todas as imagens: Divulgação Facebook
Saiba como colaborar com as ações do Baixo Centro clicando aqui.
*Esse post é um oferecimento de “Absolut Vodka“
Publicidade
Agenda Hype de volta com as boas da arte e cultura para sua semana. E nesta a programação vem fervendo com a...
A internet parece querer adivinhar nosso gosto e nos oferecer opções infinitas para qualquer desejo, mas nem por isso...
A morte de Karl Lagerfeld gerou comoção nos quatro cantos do mundo. Também pudera, o alemão de 85 anos era um dos...
Beyoncé não para de surpreender. Depois da performance histórica no Coachella no ano passado, que foi apelidada de...
O filme Laranja Mecânica não é considerado por acaso uma das grandes obra-primas de Stanley Kubrick e da história...
A ministra da Cultura da Alemanha, Monika Grütters, afirmou que vai devolver ao governo nigeriano diversas obras que...
The City of Samba é um trabalho de Keith Loutit e Jarbas Agnelli mostrando o carnaval do Rio de Janeiro como uma...
A vida perfeita, divertida e colorida que as pessoas mostram nas redes sociais são realmente honestas? Quão bem...
Assistir ao terceiro episódio da oitava temporada de "Game of Thrones", exibido no dia 28 de abril, foi uma batalha...