Arte

Conheça o coletivo paulistano que tem o lema de que “as ruas são para dançar”

por: Redação Hypeness

Lembra do ensaio fotográfico, sobre o qual já falamos aqui, que fotografava dançarinos improvisando passos pelas ruas das cidades? Ele tem tudo a ver com o trabalho do coletivo paulistano Baixo Centro, que veio para mostrar a todos que as ruas também são um ótimo espaço para dançar.

Com atuação nos bairros que compõem o Baixo Centro paulistano (Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elísios, Barra Funda e Luz), o grupo quer estimular a população a se apropriar dos espaços públicos. Foi assim que ele se tornou um festival de rua com organização colaborativa e independente. O interessante é que não há nenhum tipo de instituição por trás da ideia: nem ONG, nem governo, nem empresas, tendo a maior parte de seu financiamento realizado através de crowdfunding.

A ideia do Festival Baixo Centro surgiu em resposta ao que o grupo chama de “políticas públicas catastróficas para lidar com o problema do crack, projetos urbanísticos irresponsáveis e muita especulação imobiliária”. Estava na hora da sociedade civil participar mais das ruas. E, segundo o coletivo, as ruas são para dançar!

baixocentro1

Para atuar, o grupo não pediu autorização para a prefeitura ou qualquer órgão governamental. Afinal, o objetivo é justamente ocupar as ruas da cidade. “Quanto mais gente tomando as ruas sem a necessidade de uma galera engajada nisso e quem sabe no futuro sem ninguém nem lembrar que precisamos um dia ir pra rua pra tomá-la e iniciar esse processo, melhor ainda“, conta Ricardo Fukui, participante do movimento, em entrevista ao jornal O Discurso sem Método.

Segundo o site do grupo, a programação desta edição ainda está sendo desenvolvida, mas é possível conferir tudo que vai rolar na página do festival ou através do Facebook.

baixocentro2

baixocentro4

baixocentro5

baixocentro6

baixocentro7

baixocentro8

baixocentro9

baixocentro10

baixocentro11

baixocentro12

Todas as imagens: Divulgação Facebook

Saiba como colaborar com as ações do Baixo Centro clicando aqui.

*Esse post é um oferecimento de “Absolut Vodka 

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista retrata a passagem do tempo através de várias camadas de pintura