Todo espaço urbano se torna mais amistoso e confortável quando recebe um banco e uma cobertura para amenizar o sol. Um lugar para descansar à sombra nunca é demais. Ainda por cima quando falamos de uma cidade com opções de convivência ao ar livre tão escassas como São Paulo.
Foi partindo dessa constatação que o coletivo Bijari criou a exposição “Praças (Im)possíveis”. O grupo já tem 15 anos de atuação no cenário da arte contemporânea paulistana, se especializando em instalações imersivas, projeções interativas e ações públicas de impacto mobilizador. Nesse projeto de agora, bicicletas munidas de guarda-sóis, plantas e bancos acoplados convertem temporariamente vazios urbanos em espaços de lazer e descanso.
A exposição fica aberta até o próximo dia 9 de maio, na Galeria Choque Cultural. Porém, a ideia não é permanecer indoor. Não estranhe se algum dia você encontrar uma dessas obras artísticas sendo pedalada pelas ruas da Vila Madalena próximas à galeria. Durante esse período em cartaz, a mostra assume um caráter também de performance urbana, com as bicicletas tomando o asfalto para chamar a atenção dos passantes na rua sobre como São Paulo ainda sente a carência de parques e praças.
Assista ao vídeo abaixo para ter uma amostra da performance e não deixe de conferir a exposição. Porque uma cidade mais amigável é, sim, possível:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=otxtXOOanHE”]











Fotos destaque e 01 a 04 via; Imagens 05 a 07 via; Imagens 08 e 09 via; Imagem 10 via; Imagem 11 via
*Esse post é um oferecimento de “Absolut Vodka“