Inspiração

Garoto de 10 anos recolhe livros em casa de pessoas para montar biblioteca pública na sua cidade

Redação Hypeness - 14/05/2015 | Atualizada em - 10/09/2015

Ricardo Oliveira Costa tem 11 anos e mora em Santanópolis (BA). Apaixonado por livros, ele costuma percorrer vários quilômetros a pé até conseguir chegar a uma biblioteca. Frustrado com falta de livros na escola perto de onde mora, ele tomou uma decisão: iria percorrer as casas da região em busca de doações de livros para construir uma biblioteca pública, permitindo que outras crianças também tenham contato com os livros e tomem gosto pela leitura.

A ideia surgiu aos 6 anos de idade e, deste então, ele já arrecadou mais de 5 mil livros. A meta? Segundo Ricardo, não há um objetivo fixo e quanto mais, melhor. Letícia Silva, professora de Português da escola Dr. Juliano Moreira, onde o garoto estuda, conta que Ricardo teve a ideia da biblioteca sozinho. “Ele pensou, produziu uma proposta com a mãe dele, e nós só temos que ajudá-lo a levar isso para frente“, afirmou em entrevista à Globo.

Além dos livros, Ricardo diz gostar muito de plantas e animais, motivo pelo qual sonha ser biólogo. A nobre missão de construir uma biblioteca pública chama a atenção, mas Ricardo também se destaca por suas vestes: desde pequeno, ele anda de terno por aí. “Faz com que eu me sinta bem“, afirma. E isso é o mais importante.

ricardo-biblioteca

ricardo-biblioteca2

ricardo-biblioteca3

ricardo-biblioteca4

ricardo-biblioteca5

ricardo-biblioteca6

ricardo-biblioteca7

Todas as imagens © Globo

Via Globo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Dr. Anonymous: o 1º psiquiatra a se levantar contra a patologização da homossexualidade nos EUA