Inovação

Em Curitiba, teste de HIV solicitado gratuitamente via aplicativo dá o resultado em 20 minutos

por: Bruna Rasmussen

Todo mundo sabe que HIV é coisa séria, mas o preconceito e a vergonha muitas vezes levam as pessoas – e especialmente homens gays e bissexuais, o principal grupo de risco – a evitarem o teste. O Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Curitiba (PR) e outros órgãos, lançou um aplicativo do projeto “A Hora É Agora“, a partir do qual é possível solicitar gratuitamente kits de autotestagem que fornecem o resultado em até 20 minutos.

Disponível nas plataformas iOS e Android, o aplicativo traz informações sobre prevenção e risco do HIV, além de permitir que homens com mais de 18 anos e que praticam relações sexuais homossexuais solicitem o kit, que é entregue via Correios ou retirado em uma Farmácia Popular. O teste, confidencial e prático, é feito a partir de fluidos orais e é capaz de identificar a presença do vírus do HIV no organismo já a partir do terceiro mês de contaminação.

Caso o resultado seja positivo, o homem é encaminhado ao Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) da Secretaria Municipal de Saúde, onde terá o diagnóstico confirmado e receberá suporte médico e psicológico. Vale lembrar que quanto antes o tratamento for iniciado, menor é o dano causado ao sistema imunológico.

hora-agora-hiv2

O projeto-piloto “A Hora é Agora” teve início na capital paranaense em novembro de 2014 e já atingiu a marca de mil testes realizados, segundo informações da Prefeitura. Os testes são feitos gratuitamente em diversos pontos da cidade, bem como em uma unidade móvel que fica estacionada na Praça Osório, no centro de Curitiba, às sextas e aos sábados. Estima-se que em Curitiba haja cerca de 10 mil pessoas vivendo com o HIV.

hora-agora-hiv2

hora-agora-hiv5

hora-agora-hiv

hora-agora-hiv4

Fotos © A Hora É Agora

hora-agora-hiv33

hora-agora-hiv4

hora-agora-hiv3

Fotos © Luiz Costa/SMCS

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: Nasa inventa dispositivo que te impede de tocar o próprio rosto