Sustentabilidade

Cidade na Holanda ganha ponte para pedestres e ciclistas capaz de produzir energia solar

01 • 06 • 2015 às 08:27
Atualizada em 11 • 11 • 2015 às 09:24
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Aumentar áreas verdes nas cidades é essencial para quebrar a presença do concreto e do cinza dos centros urbanos. No dia 9 de maio, foi inaugurado o Paleisbrug – Palace Bridge (“Ponte Palácio”, em português), em Hertogenbosch, na Holanda. A estrutura é uma ponte elevada para pedestres e ciclistas, que faz a conexão do centro antigo da cidade ao bairro de Paleiskwartier. A ponte possui área verde, pisos aquecidos, bancos, wi-fi e iluminação LED.

A ponte foi projetada pelo escritório de arquitetura Benthem Crouwel Architects e possui 250 metros de comprimento, com uma área total de 2500 metros quadrados. A estrutura foi construída com aço resistente à corrosão atmosférica, que garante pelo menos 100 anos de vida, sem necessidades de reparos. Além disso, a ponte tem um sistema de captação de energia solar que também deve contribuir para preservar o espaço, já que essa energia será utilizada para derreter o gelo durante o inverno. Assim, não será necessário o uso do sal para o derretimento, que poderia degradar o aço da estrutura.

O projeto foi realizado para garantir conforto, funcionalidade, segurança e mobilidade aos moradores. A ponte conecta dois pontos da cidade e também torna mais segura a travessia sobre os trilhos do trem. O local convida as pessoas a sentarem nos bancos, relaxar, apreciar a paisagem, as plantas e flores espalhadas pela ponte. Durante a noite, será utilizada a iluminação LED, para diminuir o consumo de energia elétrica.

Veja abaixo algumas fotos deste projeto verde inspirador:

ponte 9

ponte 01

ponte 02

JHML1505-3752

ponte 03

ponte 4

ponte 6

ponte 7

ponte 8

Todas as imagens via Benthem Crouwel Architects

Publicidade

Canais Especiais Hypeness