Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cremes para rejuvenescimento facial, vitaminas para o corpo continuar em pleno funcionamento, superalimentos e até simpatia para viver mais: chegar aos 100 parece ser o objetivo de muita gente e a ciência também trabalha para tornar a longevidade possível. Em um estudo publicado na revista Scientific Reports, um grupo de pesquisadores japoneses mostra como o tratamento em células de pacientes idosos usando um aminoácido chamado glicina pode torná-las jovens novamente.
Até então, o envelhecimento das células humanas era entendido por cientistas com base na teoria mitocondrial. A ideia era que sintomas da idade, como queda de cabelo, aumento de peso e osteoporose, seriam controlados pelo acúmulo de mutações no DNA da mitocôndria, estrutura que provê energia à célula. Para testar essa hipótese, os cientistas analisaram o funcionamento de mitocôndrias em células de jovens e idosos e observaram que a quantidade de danos no DNA entre os dois grupos era o mesmo.
Mas a que estão condicionados os sinais da idade, então? Segundo uma pesquisa conduzida pelo professor Jun-Ichi Hayashi, da Universidade de Tsukuba, no Japão, os sinais de envelhecimento dependem da chamada regulação epigenética: fatores externos, como químicos, seriam responsáveis por alterações na estrutura física do DNA da mitocôndria.
Os pesquisadores descobriram dois genes que podem ser controlados com a adição de químicos ou glicina, resultando em sintomas da idade e comprovando a nova teoria. Mas a descoberta não para por aí: eles também observaram que, ao alterar a regulação destes genes, era possível reverter o envelhecimento das mitocôndrias.
Claro, este ainda é um pequeno passo, porém configura uma importante descoberta científica que, no futuro, poderá ser útil para dar forma ao verdadeiro elixir da longa vida. E, enquanto isso não acontece, resta-nos caprichar na alimentação saudável e no exercício físico!
Foto © Universidade de Tsukuba
Foto CC Wikimedia Commons [Via Science Daily]
Publicidade
Muitos jovens (e alguns adultos) ainda acham que dirigir sob o efeito de álcool (por menos que seja) é algo tranquilo...
Quando Harry Potter queria passar despercebido, usava seu famoso “manto da invisibilidade”. E o que parecia pura...
Quem viaja bastante já aprendeu a regra que quanto menos bagagem, melhor. Acontece que levando poucas roupas, em pouco...
Não julgue um livro pela capa! É desta maneira que a Biblioteca Humana se apresenta em seu site oficial. Fundada em...
Uma pesquisadora especializada em micróbios das vísceras e obesidade descobriu uma conexão talvez repugnante para...
Essa vai para todos aqueles que acham que sozinho não se pode fazer nada: conheça o indiano Jadav “Molai”...
Três rodas, 1.200 kg e velocidade máxima de cerca de 112 km/h. É assim - e laranja - o veículo impresso em 3D...
A solução para aquelas mensagens enviadas nas madrugadas de goles a mais parece estar chegando, mas ainda não...
Quando alguém tenta reinventar algo que já é praticamente perfeito, as chances disso dar errado são grandes. Mas a...