Inovação

Cientistas descobrem forma de reverter o envelhecimento de células humanas

por: Redação Hypeness

Cremes para rejuvenescimento facial, vitaminas para o corpo continuar em pleno funcionamento, superalimentos e até simpatia para viver mais: chegar aos 100 parece ser o objetivo de muita gente e a ciência também trabalha para tornar a longevidade possível. Em um estudo publicado na revista Scientific Reports, um grupo de pesquisadores japoneses mostra como o tratamento em células de pacientes idosos usando um aminoácido chamado glicina pode torná-las jovens novamente.

Até então, o envelhecimento das células humanas era entendido por cientistas com base na teoria mitocondrial. A ideia era que sintomas da idade, como queda de cabelo, aumento de peso e osteoporose, seriam controlados pelo acúmulo de mutações no DNA da mitocôndria, estrutura que provê energia à célula. Para testar essa hipótese, os cientistas analisaram o funcionamento de mitocôndrias em células de jovens e idosos e observaram que a quantidade de danos no DNA entre os dois grupos era o mesmo.

Mas a que estão condicionados os sinais da idade, então? Segundo uma pesquisa conduzida pelo professor Jun-Ichi Hayashi, da Universidade de Tsukuba, no Japão, os sinais de envelhecimento dependem da chamada regulação epigenética: fatores externos, como químicos, seriam responsáveis por alterações na estrutura física do DNA da mitocôndria.

Os pesquisadores descobriram dois genes que podem ser controlados com a adição de químicos ou glicina, resultando em sintomas da idade e comprovando a nova teoria. Mas a descoberta não para por aí: eles também observaram que, ao alterar a regulação destes genes, era possível reverter o envelhecimento das mitocôndrias.

Claro, este ainda é um pequeno passo, porém configura uma importante descoberta científica que, no futuro, poderá ser útil para dar forma ao verdadeiro elixir da longa vida. E, enquanto isso não acontece, resta-nos caprichar na alimentação saudável e no exercício físico!

celulas-evelhecimento Foto © Universidade de Tsukuba celulas-envelhecimento2 Foto CC Wikimedia Commons [Via Science Daily] Talks_Selo