Cobertura Hypeness

Focada em tecnologia e arte digital, mostra FILE 2015 abre em SP

por: Brunella Nunes

Ano após ano, a FILE surpreende cada vez mais. A 16ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica chega em São Paulo, na Galeria de Arte do SESI-SP, ficando em cartaz até o mês de agosto. Formada por propostas artísticas de diversas modalidades, está repleta de instalações interativas, muitos jogos, animações, web art, sonoridades eletrônicas e muito mais do que envolve arte digital e tecnologia.

A mostra é um verdadeiro parque de diversões, nos transferindo para um mundo de novas possibilidades através do meio eletrônico. Uma das instalações mais interessantes é “Swing”, um balanço criado por Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen. O ato de balançar é capaz de nos desconectar da realidade, trazendo a sensação de liberdade e leveza. Unindo isso a um óculos 3D, a aventura fica ainda melhor, transferida para a realidade virtual, que muda de acordo com a velocidade do balanço.

Swing – ein immersives VR-Erlebnis from Christin Marczinzik on Vimeo

Outra instalação chamativa é “Hardwired”, dos holandeses Marcel van Brakel e Frederik Deurinck. São 18 mil luzes LED que simbolizam a transferência de conhecimento, que são transformadas constantemente. Ainda falando de luzes, em “Breathless”, de Alexandra Dementieva, a pessoa interage com a obra da seguinte forma: ao entrar na cabine, os frisos reagem à informação, ficando iluminados conforme palavras relacionadas ao medo e ao desejo que surgem via RSS e web feed. Ao soprar no sensor, as palavras começam a desaparecer e as luzes se alteram.  Isso visa demonstrar em como o simples ato de respirar resiste ao poder da mídia.

Em “Little Boxes”, de Bego M. Santiago, você pode, literalmente, colocar todo mundo pra correr. Ao passar pelas caixas, ou “zona de medo”, onde há pequenas pessoas projetadas, elas simplesmente saem correndo e gritando com a sua presença gigante. Divertido! Miniaturas também surgem no meio de um amontado de pedras reais através do posicionamento de um tablet ou smartphone.

Com um viés filosófico, “Tail of Spacetime” promete estabelecer uma relação com passado, presente e futuro. Criada pelo Anno Lab, a instalação é composta por um tipo de espelho digital e um monumento que, ao ser tocado, poderá estabelecer uma relação entre você e uma cauda no espaço-tempo. Para estabelecer uma relação com seu eu futuro, terá de dar um aperto de mãos com seu eu passado.

filesp Foto: Divulgação

Há muitas coisas legais para se ver, tocar, sentir e participar. Dá para fazer música com um piscar de olhos, por exemplo, ou numa parede cheia de bolinhas coloridas. Ou, como no caso abaixo, com um desenho feito por você mesmo. As formas do que for desenhado ganham sons, formando uma melodia que pode ser editada com vários recursos. Em outra instalação, é possível fazer com que ondas sonoras projetadas na parede se movam de acordo com movimentos que fazem alusão à meditação.

Algumas instalações também foram colocadas na rua, aos arredores da Av. Paulista. Logo em frente ao prédio da Fiesp, na estação Trianon do metrô, obras de arte famosas ganham vida a partir do celular. Há também um ping-pong solar, onde as pessoas podem interagir com a animação de um reflexo solar rosa na calçada. A fachada do edifício também ganha um show de luzes diferente a partir das 20h, diariamente.

Se o interesse for ainda maior, haverá diversos workshops no mesmo prédio entre os dias 16 e 20 de junho. Não deixe de conferir a programação no site.

FILE 2015 @ Galeria de Arte do Sesi | Até 16.08.2015

Av. Paulista, 1.313 – em frente ao metrô Trianon-Masp – SP Tel.: (11) 3146.7405 Entrada gratuita, todos os dias, das 10h às 20h – entrada permitida até 19h40.

Todas as fotos © Brunella Nunes

coberturahype

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quando o amor sai pra dar uma volta e quem se fode é a gente | Do Amor #116