Sustentabilidade

Composteira humana: projeto quer transformar corpos humanos em adubo

por: Redação Hypeness

Muita gente pensa em vida em qual destino gostaria que seu corpo tivesse depois de morto. As opções cogitadas costumam ser apenas um enterro convencional ou uma cremação. Mas… e se o seu corpo fosse parar em uma composteira humana? A solução pode parecer estranha, mas é uma forma de solucionar de maneira sustentável a superlotação que acomete diversos cemitérios pelo mundo. Enquanto a cremação é um processo que liberta gases do efeito estufa, a “composteira humana” não tem contra indicações.

O projeto, chamado de “Morte Urbana“, foi proposto pela arquiteta Katrina Spade, através de uma bolsa de estudos ambientais em Seattle. Para manter o ritual relacionado à morte, foi criado um edifício de três andares para a realização da compostagem humana. A proposta é que os parentes possam levar para casa parte do material obtido através da compostagem e usá-lo como adubo onde quiserem. “Quando falamos em compostagem, as pessoas pensam em cascas de banana e borras café, mas os nossos corpos também têm nutrientes“, lembra Katrina.

composteira1

A ideia pode até parecer meio maluca, mas basta lembrar que, nos Estados Unidos, muitos locais realizam a compostagem dos animais que morrem na estrada ou mesmo em algumas fazendas. E o primeiro teste com humanos já está sendo realizado com o corpo de uma senhora de 78 anos anos, na Universidade de Western Carolina.

O processo proposto pela arquiteta é mais simples do que parece: basta misturar materiais ricos em nitrogênio (como o corpo humano), com materiais ricos em carbono, como madeira ou serragem, acrescentar umidade e uma dose extra de nitrogênio. Os micróbios prometem cuidar do resto do processo, que não deixa cheiros desagradáveis se for feito corretamente. Estima-se que o enterro nada convencional deva custar cerca de U$ 2.500 (cerca de R$ 7,7 mil).

O projeto foi financiado coletivamente via Kickstarter e está em processo de aperfeiçoamento.

composteira2   composteira3

composteira4

E você, o que acha dessa ideia?

Fotos: Divulgação |Kickstarter

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa