Estilo

Documentário brasileiro foca nas vivências dentro dos festivais de Trance

Brunella Nunes - 25/06/2015 | Atualizada em - 16/12/2015

Em meio a muitas cores, vibração, mantras e alterações de estados de consciência, o Trance surgiu na Índia em meados dos anos 1970 e se disseminou na Europa não só como estilo musical, mas um forte movimento de subcultura que permeia em festivais alternativos desde os anos 1990. O documentário brasileiro Consciência em Transe mostra parte das vivências desta vertente, passando por diversos festivais entre 2013 e 2015.

A produtora cultural e videomaker Wendy Girondi quis documentar os festivais a partir de seu próprio olhar, depois de perceber que as fotos e vídeos dos mesmos ficam apenas como lembranças. Ela se juntou a fotógrafa e videomaker Bianca Motta para percorrer por 20 festas ao redor do país entre 2013 e 2015 em busca de um projeto que fosse inovador dentro dos festivais de arte e cultura alternativa do Brasil. O foco principal da proposta é retratar de perto a vivência através da psicodelia destes acontecimentos a cada edição, por meio de todas as facetas que compõem este universo tão particular.

No caso, são colhidos relatos de produtores, público, artistas e ativistas de grupos de consciência coletiva que contam sobre esta experiência única e enriquecedora. Paralelamente ao filme, com previsão de lançamento só no final de 2016, está sendo produzida uma websérie de mesmo nome. Aprofundando-se na memória de cada festival e no legado de expressão artística destas iniciativas, o intuito é não só documentar mas tentar excluir o preconceito que existe ao redor da cultura alternativa. As raves foram propagadas como “antro de drogas”, onde era feito o uso indiscriminado de substâncias que alteram o estado consciente.

consciencia_em_transe_3

O trance surge como porta de entrada para manifestações artísticas e outras ações que transcendem a música eletrônica. No primeiro capítulo da websérie, elas mostram o festival Klim, que sequer tolera a entrada de entorpecentes. Dentro desta vertente, não poderia faltar o maior festival do gênero da América Latina, o Universo Paralello, que acontece uma vez a cada dois anos e chega a reunir 20 mil pessoas na Bahia.

Confira tudo nos vídeos abaixo:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=wMtfcGTmiIo”]

consciencia_em_transe_1

consciencia_em_transe_5

consciencia_em_transe_7

consciencia_em_transe_8

consciencia_em_transe_10

consciencia_em_transe_13

consciencia_em_transe_15

consciencia_em_transe_16

consciencia_em_transe_12

Fotos: © Rodrigo Della Fávera

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.