Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em meio a muitas cores, vibração, mantras e alterações de estados de consciência, o Trance surgiu na Índia em meados dos anos 1970 e se disseminou na Europa não só como estilo musical, mas um forte movimento de subcultura que permeia em festivais alternativos desde os anos 1990. O documentário brasileiro Consciência em Transe mostra parte das vivências desta vertente, passando por diversos festivais entre 2013 e 2015.
A produtora cultural e videomaker Wendy Girondi quis documentar os festivais a partir de seu próprio olhar, depois de perceber que as fotos e vídeos dos mesmos ficam apenas como lembranças. Ela se juntou a fotógrafa e videomaker Bianca Motta para percorrer por 20 festas ao redor do país entre 2013 e 2015 em busca de um projeto que fosse inovador dentro dos festivais de arte e cultura alternativa do Brasil. O foco principal da proposta é retratar de perto a vivência através da psicodelia destes acontecimentos a cada edição, por meio de todas as facetas que compõem este universo tão particular.
No caso, são colhidos relatos de produtores, público, artistas e ativistas de grupos de consciência coletiva que contam sobre esta experiência única e enriquecedora. Paralelamente ao filme, com previsão de lançamento só no final de 2016, está sendo produzida uma websérie de mesmo nome. Aprofundando-se na memória de cada festival e no legado de expressão artística destas iniciativas, o intuito é não só documentar mas tentar excluir o preconceito que existe ao redor da cultura alternativa. As raves foram propagadas como “antro de drogas”, onde era feito o uso indiscriminado de substâncias que alteram o estado consciente.
O trance surge como porta de entrada para manifestações artísticas e outras ações que transcendem a música eletrônica. No primeiro capítulo da websérie, elas mostram o festival Klim, que sequer tolera a entrada de entorpecentes. Dentro desta vertente, não poderia faltar o maior festival do gênero da América Latina, o Universo Paralello, que acontece uma vez a cada dois anos e chega a reunir 20 mil pessoas na Bahia.
Confira tudo nos vídeos abaixo:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=wMtfcGTmiIo”]
Fotos: © Rodrigo Della Fávera
Publicidade
A tatuadora americana Pony Reinhardt faz desenhos inspirados em elementos da natureza, como animais, plantas e flores....
Quantas vezes você já parou na frente do espelho se preocupando com aquele pneuzinho que parece ter chegado para...
A gente já mostrou aqui alguns dos festivais de rua mais incríveis que você poderá encontrar pelo mundo afora e...
Uma campanha lançada em Hong Kong, na China, quer colocar um rosto ao problema do lixo – literalmente. Um grupo de...
Cecília Goursand é uma mineira que sempre se interessou por atos de gentileza e um especificamente despertou uma...
O Brasil é um país grande e conhecê-lo de cabo a rabo é um feito que poucos conseguem. Para documentar os 26...
A Avenida Paulista, um dos locais mais icônicos de São Paulo, foi escolhida para sediar a Casa Pantene, o hotspot da...
No ano passado, estudantes de diversas escolas brasileiras realizaram um protesto pelo direito de usar shortinho na...
Fazer compras é bom, mas melhor ainda é quando encontramos as peças de roupa que queremos em promoção ou na...