Inovação

Estudantes criam maçaneta capaz de matar 99,8% dos germes das mãos

por: Redação Hypeness

Todos sabemos que é recomendado lavar as mãos após irmos ao banheiro e antes de comer, além de não espirrarmos diretamente nelas. Mas quantos de nós realmente seguimos essas recomendações? Enquanto que muitas doenças são transmitidas pelo ar, muitas outras se espalham pelo contato: maçanetas, apoios de escadas rolantes e torneiras. Mas e se essas superfícies pudessem matar os germes que lá ficam?

Pensando nisso, os estudantes chineses Sum Ming Wong e Kin Pong Li criaram uma maçaneta especial, que em testes de laboratório foi capaz de acabar com até 99,8% dos microorganismos. A dupla descobriu que existe um mineral chamado dióxido de titânio, amplamente utilizado na fabricação de tintas e filtros solares, que tem a propriedade de matar bactérias. Eles descobriram também que este mineral tem sua eficiência potencializada na presença de raios ultravioletas.

A solução foi criar uma maçaneta de vidro, que emite raios UV e que libera o dióxido de titânio na forma de um pó fino. O mais genial é que, para ser ligada, a luz usa a energia gerada a partir do movimento de abrir e fechar a porta. O produto não tem previsão para ser comercializado, mas vale mencionar que os garotos gastaram apenas cerca de US$ 13 para criar a maçaneta. Genial, hein?

macaneta-germes

macaneta-germes2

Todas as fotos © Laura Buitrago Society for Science

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maconha medicinal zera crise grave e rara de epilepsia em garota de 10 anos