Viagem

Homem consegue reduzir criminalidade em sua vizinhança apenas com uma estátua de Buda

por: Daniel Boa Nova

Ao contrário do que essa história pode fazer crer, Dan Stevenson não é budista e nem sequer uma pessoa muito religiosa. É apenas um cidadão que estava cansado de lidar com o vandalismo, o tráfico de drogas, a prostituição e o lixo jogado nas ruas do seu bairro em Oakland, Califórnia.

Em um dia qualquer de 2009, ele estava em em uma loja de utilidades domésticas e acabou comprando uma estátua do mestre religioso. O artefato media pouco mais de meio metro e foi deixado por Dan em uma calçada de seu bairro barra pesada.

O que aconteceu nos meses seguintes foi surpreendente. Moradores locais começaram a deixar flores, alimentos e velas aos pés do Buda. Um grupo de mulheres de origem vietnamita passou a se reunir ao redor da estátua para fazer suas orações. E, aos poucos, a vizinhança como um todo foi se tornando mais acolhedora.

Segundo dados da polícia local, desde 2012 houve uma redução significativa nas taxas de criminalidade da região. Roubos, assaltos, tráfico: em todos os quesitos houve diminuição. Teria sido obra do acaso? Um lance de sorte? Ou será que Dan Stevenson teve uma percepção além do comum?

Já houve duas tentativas de retirar o Buda, uma criminosa e a outra governamental, mas nenhuma logrou êxito. Hoje a estátua original segue por lá, agora com uma estrutura de madeira que invariavelmente recebe retratos, frutas, incensos e outras oferendas.

O próprio Dan conta sua versão dos fatos no vídeo a seguir (em inglês):

Buddha of Oakland from  on Vimeo

buda01

buda02

buda03

buda05

buda06

buda07

buda08 Foto destaque via; demais fotos via

Percepção é a forma como nós vemos, julgamos e qualificamos os eventos ao nosso redor, uma forma de atribuir significado aos estímulos que recebemos. Ao contrário do que você provavelmente já ouviu dizer, o Poker é um esporte onde o que conta não é a sorte ou o azar que o baralho te oferece. No Poker, a percepção para avaliar cada jogada (e a capacidade de agir de acordo com ela) é o que distingue os bons dos medianos e maus jogadores.

Quer ver como está seu nível de percepção? Clique aqui e descubra se você é um jogador “nascido pro Poker”.

*Esse post é um oferecimento de “Poker Stars

Publicidade


Daniel Boa Nova
Redator / Roteirista / Produtor de conteúdo

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Examinadores encontram mão com aliança de turista desaparecido em barriga de tubarão