Inovação

Luva inovadora permite que surdocegos enviem mensagens de texto

por: Bruna Rasmussen

Você já parou para pensar como surdocegos se comunicam? Nos países que têm o Alemão como língua principal, é usado o Lorm, uma forma de comunicação em que as letras do alfabeto são indicadas em pontos na palma da mão – o chamado alfabeto tátil. Mas como se comunicar com pessoas que não entendem o Lorm? 

A fim de facilitar a comunicação entre surdocegos e as demais pessoas, está sendo desenvolvida a Mobile Lorm Glove, uma luva inteligente que, por meio de sensores, é capaz de transformar toques na palma da mão em caracteres e enviá-los em forma de SMS para o celular do usuário. O contrário também é possível: se um surdocego recebe um SMS, as palavras são transformadas em vibrações. Espera-se que essa tecnologia permita também a leitura de e-books e audiobooks.

O projeto, criado pelo pesquisador alemão Tom Bieling, ainda está em estágio inicial, mas tem o potencial de revolucionar a vida dos surdocegos que dominam a língua alemã e que, devido às dificuldades de comunicação, na maioria das vezes vivem isolados. Entenda como funciona:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FLfa9ni7X3I”]

lorm-glove

lorm-glove2

lorm-glove3

Todas as fotos © Mobile Lorm Glove

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.


X
Próxima notícia Hypeness:
THC, visto como ‘coisa de maconheiro’, reduz dores provocadas por fibromialgia, diz estudo