Inspiração

A história do morador de rua que foi o 1º colocado em concurso público em BH

por: Redação Hypeness

Por dois anos, Marcelo Batista Santiago, 29, chamou de lar as ruas de Belo Horizonte (MG). Desempregado e sem um lugar para ficar após um desentendimento familiar, morar na rua era sua única opção. Mas ao ser acolhido em um espaço de moradia temporária, ele decidiu que era hora de mudar, estudou por conta e conseguiu passar em 1º lugar em um concurso público para o cargo de auxiliar de limpeza.

A gente sabe que estudar para qualquer concurso não é moleza, ainda mais quando não se tem uma casa, comida garantida ou família. “Decidi pedir ajuda. Foi aí que conheci a república e fui encaminhado para o acolhimento. Tinha que me reerguer“, conta ele em entrevista ao G1. Em uma minibiblioteca da República Reviver, moradia temporária em que habita hoje, Santiago encontrou alguns livros para vestibular e concursos. Era a chance que ele precisava.

Santiago chegou a ser aprovado no vestibular para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, na UEMG, mas desistiu no segundo semestre devido à desestruturação de sua vida. Agora, já trabalhando e ganhando R$ 876,66 por mês, ele pensa em conseguir sua própria casa e voltar para a faculdade. “Nada na minha vida veio fácil. Foi bastante sofrimento. Ter conseguido passar foi uma alegria imensa“, afirma.

marcelo-batista-santiago

Foto © Arquidiocese de Belo Horizonte

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Namorados presos juntos em Auschwitz se encontraram 72 anos depois