Sustentabilidade

Moto movida à água faz até 500km por litro

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O que você é capaz de fazer com um litro d’água? Abastecer uma moto numa torneira e pilotar sem agredir o meio ambiente pode um sonho real. O funcionário público Ricardo Azevedo desenvolveu na garagem de sua casa, em Itu (SP), um sistema que permite que motocicletas utilizem o hidrogênio encontrado na água como combustível, permitindo percorrer até 500km com apenas um litro do líquido de qualquer fonte, inclusive do rio Tietê, como ele mesmo já testou.

Esta solução faz com que a moto não emita nenhum poluente, já que apenas o vapor da água é eliminado pelo escapamento. O sistema intitulado Moto Power H²O parte dos princípios da propulsão por hidrogênio, método conhecido na indústria automobilística; porém não adaptado em motocicletas. Azevedo afirma que sua solução se aplica em qualquer veículo de maneira eficiente.

O sistema é composto por um reservatório de água acoplado na traseira da moto que é conectado através de um cano a um recipiente na lateral da roda traseira, onde estão uma série de placas metálicas com canais de diferentes proporções, alimentadas por uma bateria de carro, que, segundo seu criador, é de onde provém toda a energia necessária para que aconteça a eletrolise. A eletricidade faz com que o hidrogênio se separe da molécula de água e seja enviado a outro recipiente próximo ao reservatório, que emite o combustível para o carburador do veículo.

Publicidade

O Moto Power H²O pode funcionar de maneira autônoma até aproximadamente 10 horas antes que a recarga completa da bateria seja necessária. Saiba mais detalhes sobre esta engenhosidade aqui.

Imagem meramente ilustrativa: Reprodução YouTube

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Coca-Coca estimula retornáveis pela primeira vez em sua história