Sustentabilidade

EUA querem banir gordura trans nos alimentos processados em até 3 anos

Redação Hypeness - 23/06/2015

Pizza, muffins congelados, pipoca de microondas, salgadinhos, bolachas (ou biscoitos!) e molhos: nos EUA, estima-se que 37% dos alimentos processados estejam carregados com uma generosa dose de gordura trans. Usada desde a década de 50 para tornar os alimentos menos perecíveis e mais cremosos, a gordura trans é um dos fatores responsáveis pelo acúmulo de gordura em suas artérias, desvios no colesterol e, consequentemente, ataques cardíacos. Mas agora, ela deverá ser completamente banida da composição dos alimentos processados.

De acordo com um comunicado da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana que tem a função de regular alimentos e medicamentos, foi estabelecido um prazo de 3 anos para que a indústria de alimentos processados se adeque e encontre substitutos menos nocivos para a gordura trans. Desde 2006, todos os alimentos que contém esse tipo de gordura são obrigados a trazer a informação especificada na embalagem. Isso quer dizer que há 9 anos a FDA tem consciência do risco da gordura trans, mas só agora decidiu tomar uma ação mais rígida em relação ao seu uso. “Nós criamos essa determinação com base nas evidências científicas disponíveis e nas pesquisas de especialistas“, afirmou Susan Mayne, diretora do FDA.

gordura-trans-eua

Vale lembrar que a gordura trans pode ser encontrada de forma natural, em baixa quantidade, em produtos como carne e laticínios e, nesses casos específicos, está liberada. No mais, as empresas norte-americanas terão até 2018 para se adequar à regra.

No Brasil, as regras referentes ao uso da gordura trans em alimentos processados ainda é bastante vaga e dá brecha, por exemplo, para que fabricantes afirmem se tratar de um produto livre da substância mesmo quando ela está presente em pequena quantidade (0,2 grama de gordura trans por porção). Com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), vários países como a Argentina, Dinamarca e Suíça já tomaram o mesmo caminho que os EUA. Quem sabe o Brasil não decide segui-los?

gordura-trans-eua

gordura-trans-eua4

gordura-trans-eua2

Todas as imagens © FDA

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.