A ciclovia que está em construção na Avenida Paulista será inaugurada no próximo dia 28. Neste dia, último domingo do mês, a prefeitura fará um teste, liberando a avenida exclusivamente para pedestres, ciclistas, skatistas e afins, visando à possibilidade de interdição definitiva da via para receber este público aos domingos.
Os estudos estão sendo realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), sob o comando do prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes Jilmar Jatto. “É uma tendência internacional de grandes cidades reservarem espaços públicos para que pedestres e ciclistas se encontrem, para que haja uma maior aproximação entre as pessoas. Não só em parques, mas também em vias”, contou Haddad nesta última terça-feira (16).
A mais popular avenida da cidade é cenário de diversos atos como manifestações políticas e culturais, festas e protestos e tem sua interdição como rotina. Tatto afirma que “Se tem um lugar que todo mundo tem experiência de fechamento na cidade é a Avenida Paulista”.
O Minhocão é outra pauta em discussão. Pesquisas de fluxo serão realizadas, nos dias 24 e 25, durante a Virada Cultural, a partir das 15h, a fim de verificar se existe a possibilidade deste ser interditado para automóveis definitivamente aos finais de semana. O resultado destes estudos devem ser divulgados em julho.
Leia aqui o projeto “Ciclovia na Avenida Paulista”, da Prefeitura de São Paulo e veja abaixo algumas imagens da futura obra:







Imagens: CET/Reprodução