Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 10 lugares para apreciar um bom vinho em São Paulo

por: Brunella Nunes

O frio está chegando em São Paulo e, para nossa alegria, temos muitas coisas a aproveitar neste período de temperaturas mais baixas. Além de abraços quentinhos, sopas saborosas e, se os cosmos permitirem, uma boa e velha chuva, temos vinho! Claro que a bebida pode ser consumida em qualquer época do ano, mas nada melhor do que apreciá-lo nos dias em que você mal queria sair da cama.

A Seleção Hypeness de hoje é dedicada exclusivamente à bebida fermentada e obtida por uvas dos mais diversos tipos, que tem conquistado paladares ao redor do mundo durante séculos. Além de contar com variações deliciosas, o vinho também faz bem à saúde, reduzindo em pelo menos 11% o risco de infecção por bactérias, causadoras de doenças como úlceras, gastrites e infecções, segundo estudos da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Poderíamos falar sobre os benefícios do vinho durante muitos e muitos caracteres, mas vamos ao o que interessa: beber, de preferência moderadamente, afinal, a ideia é degustar e apreciar ao invés ter uma bela ressaca no dia seguinte. Em São Paulo o que não faltam são opções na hora de se aquecer com ajuda da bebida.

1. Rubi Wine Bar

O wine bar fica num espaço acolhedor  e conta com uma carta com mais de 80 rótulos, entre brancos, rosés, tintos e espumantes, vindos de diversas partes do mundo, como Espanha, França e Austrália. Durante a semana rola almoço executivo e happy hour, quando são servidas tapas combinadas com os vinhos.

rubiwine

2. Bardega 

No moderno bar do Itaim Bibi, quem chama a atenção são as máquinas Enomatic, que dispõem de diversos rótulos numa vitrine onde os clientes podem se servir, funcionando quase como uma chopeira. O site oficial garante que dá para experimentar dezenas de vinhos por R$ 4 ou R$ 5 antes de adquirir uma taça ou uma garrafa. Não deixe de ir até a charmosa área externa.

bardega4

bardega2

3. Vino!

Entre as ruas Tabapuã e a Joaquim Floriano, a casa especializada em gastronomia italiana também sedia uma ampla loja de vinhos e cervejas. Com mais de mil rótulos no portfólio, o local preza por um ambiente casual e de comida simples, porém, saborosa.

vino

4. Ovo e Uva

Mesclando restaurante, rotisseria, empório, mercearia e casa de vinhos, o espaço em Pinheiros reúne amigos interessados em provar uvas de diversos países, divididos em 220 rótulos. Em taça, há 25 opções, além de harmonizações com os pratos do cardápio.

ovo-e-uva

5. Bravin

A sommelière Daniela Bravin é praticamente uma enoteca ambulante, porque de vinho ela entende e muito, tanto que sugere as bebidas em seu restaurante, não havendo carta ou algo do gênero. O andar de cima do endereço funciona como restaurante, servindo menu executivo durante a semana, enquanto o inferior é dedicado aos rótulos selecionados por Bravin.

bravin

 6. Alameda dos Vinhos

Rústica, com elementos feitos com pipas de madeira, a casa ao estilo gaúcho na Alameda Barão de Limeira se dedica a vinhos e queijos selecionados, além de outras bebidas como licores, cervejas e espumantes.

alameda dos vinhos

7. Enoteca Decanter 

A enoteca da importadora Decanter, no Itaim, tem espaço para degustação, com 700 rótulos de 12 países em sua carta bem elaborada. Para beber na hora, há 50 tipos de vinhos em taça.

decanter

8. Enoteca Saint Vinsaint

O bistrô de apenas 30 lugares (com 15 mesas) na Vila Nova Conceição se destaca não só pela gastronomia, mas pelos 250 rótulos “naturebas”, prezando por vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos. Destes, 50 garrafas são brasileiras e podem ser apreciadas por lá, ao som de jazz ao vivo às quintas-feiras.

saintvinsaint

 9. Avek

Com mais de 200 rótulos na carta, o Avek serve muitos vinhos de importação própria, além de contar com gastronomia francesa e uma loja onde podem ser adquiridas as garrafas. O intuito do local é manter os preços acessíveis, colocando o vinho da mesa à venda pelo mesmo preço de quando foi servido.

avek2

10. Sacra Rolha

O ambiente intimista e muito bem decorado na Vila Mariana acolhe casais em clima apaixonado. Com um pequeno quintal no fundo, a casa , intitulada como champanheria – conta com carta de vinhos e preza pelos espumantes, tendo 45 rótulos no menu.

sacrarolha

Bônus: Tempranillo Vinho e Cozinha 

Dedicado a cozinha mediterrânea, principalmente da Península Ibérica, o Tempranillo também é reduto dos amantes de vinho na Vila Nova Conceição. Além de servir pratos bem elaborados, conta com uma vasta carta de vinhos e sedia em seu terraço o Glenmorangie The Rooftop, um bar dedicado a whisky e charutos.

tempranillo

Todas as fotos: Divulgação

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Chernobags: as pessoas estão enlouquecendo com as bolsas ‘Crocs’