Design

Tente ler isso e você vai entender como se sente uma pessoa com dislexia

por: Redação Hypeness

A dislexia é uma dificuldade de entendimento e aprendizado, fazendo com que a decodificação de letras do alfabeto seja um tanto quanto frustrante. Para mostrar a gravidade do problema e ainda combater o preconceito ao redor do tema, o designer Daniel Britton, diagnosticado com o transtorno, elaborou uma forma eficaz de ilustrar como é ser disléxico.

A ideia surgiu durante o trabalho de conclusão de curso na London School of Communications, quando Britton notou que seus professores e colegas ficavam o encarando quando sabiam de sua dislexia, achando-o estúpido, lento e preguiçoso, atitudes que tornam o problema ainda maior. Com a ideia de mostrar aos demais como é ter dislexia, ele criou a fonte chamada Dyslexia – usando Helvetica como base – que acaba simulando a sensação de leitura quando os portadores tentam ler qualquer coisa.

fontedislexia

Os graus de compreensão do que está escrito varia de pessoa para pessoa, mas neste caso, as letras foram reduzidas em cerca de 40%. Ele ainda atribui à mídia o caráter repressor e desleal sobre como é ser disléxico, alegando que já notou cartazes sobre o assunto que ilustravam um amontoado de letras embaçadas ou de ponta cabeça. Segundo Britton, não é desta forma que a decodificação da leitura funciona, pelo menos para ele.

O projeto obteve sucesso, já que quando Britton mostrou aos colegas sua demonstração alfabética, eles finalmente compreenderam e isso era tudo o que ele queria. Mas aconteceu algo mais: Britton acabou conseguindo um emprego por conta da ideia, que é bem simples, porém, inovadora. Seu professor o indicou para um vaga na qual ele cria novas formas de comunicação para disléxicos, substituindo exatamente o conceito inserido em anúncios que ele tanto odiava. Genial, não?

Tente ler as letras e palavras abaixo e entenda:

fontedislexia3

fontedislexia

fontedislexia9

fontedislexia7

fontedislexia6

fontedislexia5

fontedislexia2

fontedislexia8

danielbrutton

Todas as imagens © Daniel Britton

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Adidas lança máscara feita com recicláveis e que permite respiração fácil