Inspiração

A jornada do homem que pesava mais de 300 kg e conseguiu emagrecer sem cirurgia

por: Bruna Rasmussen

Emagrecer não é tarefa fácil. Comer é maravilhoso e fazer exercício físico exige uma boa dose de força de vontade. Porém, mais do que ficar sarado para o verão ou servir nas roupas, perder peso pode ser uma questão de vida ou morte. O norte-americano Jesse, de 28 anos, que o diga! Em maio de 2013 ele estava pesando mais de 300 kg, não saía de casa há anos, não tomava banho no chuveiro por não caber dentro do box, tinha medo de ir ao banheiro e quebrar o vaso sanitário, usava a mesma calça por meses, estava desenvolvendo um tumor na perna e gastava seu tempo basicamente com comida e internet.

Certo dia, contudo, ele se deparou com um fórum na internet em que bodybuilders trocavam informações sobre dietas e treinos. Foi então que ele decidiu criar uma conta e postar a seguinte mensagem: “pergunte qualquer coisa para o cara mais gordo deste fórum“, seguido de fotos que comprovavam sua condição. Por motivos óbvios, sua postagem logo se tornou popular e, para a sua surpresa, o número de pessoas querendo ajudá-lo foi muito maior do que as ofensas e trollagens. Os bodybuilders queriam provar para ele que nunca era tarde para consertar o estilo de vida e o peso que ele tinha.Eu argumentei que isso levaria anos e uma dedicação e força de vontade que eu simplesmente não tinha. Devagar, com o tempo, todas aquelas vozes me convenceram de que eu poderia tentar mais uma vez“, conta Jesse em seu site.

Jesse era tão obeso que fazer qualquer tipo de cirurgia para emagrecer era arriscado demais. Por outro lado, ele também não conseguia se manter em pé por alguns minutos sem ficar exausto. Sendo assim, a jornada por seu emagrecimento começou pela alimentação. As mais de 5 mil calorias ingeridas diariamente se transformaram e menos de 2 mil calorias de uma dieta balanceada e em apenas um mês ele já conseguiu sair de casa e caminhar em volta do trailer em que morava. Com a ajuda dos usuários do fórum, ele começou a levantar pesos e fazer alguns exercícios de fortalecimento. “Um momento que realmente marcou foi a vez em que consegui dar 50 voltas sem parar. No meu mundo, isso era o equivalente a correr 50 km“, afirma.

jesse-obesidade10

Para apresentar seus resultados aos membros do fórum, Jesse monitorava e compartilhava cada detalhe de sua luta, em vídeos e por meio de aplicativos de exercícios e registros alimentares. “Eu me mantive bem aberto e foi honesto com o pessoal do fórum sobre tudo. Eu postei cada detalhe vergonhoso e íntimo sobre o processo e isso realmente me ajudou a enxergar que nem todo mundo via de forma negativa um cara obeso se exercitando. Eles costumam respeitar muito o meu esforço“, disse. A partir daí, Jesse começou a fazer caminhadas pela vizinhança, retomou os banhos, reaprendeu a dirigir e se matriculou em uma academia. Apenas mantendo a dieta e fazendo exercícios físicos variados, sem magia, receita ou dieta maluca, ele conseguiu vencer a obesidade mórbida.

Em maio de 2015, dois anos depois, Jesse estava pesando 136 kg, boa parte dos quais eram pele. Agora, por meio de crowdfunding, ele tenta arrecadar US$ 20 mil para fazer a cirurgia que vai remover o excesso de pele, o resquício de uma vida da qual ele não quer mais saber. Jesse perdeu mais de 170 kg com exercício e alimentação saudável. 

Dia 14

O primeiro banho em anos

Dia 47

Dia 119

O progresso

Resultado final

jesse-obesidade

jesse-obesidade2

jesse-obesidade4

jesse-obesidade9 

jesse-obesidade5

jesse-obesidade6

jesse-obesidade7

jesse-obesidade11

Todas as fotos © Jesse

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambientalista Greta Thunberg é eleita ‘pessoa do ano’ pela revista Time