Em casa, cada família tem o seu animal de estimação e sabe bem quando o espaço e orçamento comportam um pet novo. Mas isso não as impede de dar comida, água, brincar e ficar de olho nos cães que moram na vizinhança. Ora, quem nunca cuidou de um animal de rua mesmo que não pudesse levá-lo para casa?
Foi ao observar a quantidade de cães que moram nos 22 terminais de ônibus de Curitiba (PR) e a tendência dos moradores a cuidarem deles que a prefeitura da cidade criou um projeto para facilitar a adoção comunitária desses animais, chamado de Cães Comunitários.
Desde 2013, cães que moram nos terminais recebem atendimento veterinário, são castrados, vacinados e identificados com microchips. Feito isso, os moradores que provêm alimento, água e cuidado são convidados a assinar um termo de adoção comunitária, garantindo uma certa responsabilidade sobre o animal. Desde então, mais de 120 mantenedores e 160 animais já foram cadastrados e cerca de 25% deles acabaram sendo adotados por famílias em um lar definitivo. O projeto, realizado pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, torna a adoção desses animais mais atraente, já que o cão recebe todo o atendimento necessário antes de voltar às ruas.
Hoje, além de atender a cães em terminais, o projeto se estendeu às demais ruas da cidade, facilitando também a adoção de animais de rua por empresas.

Foto © Sheila Schirmer










Fotos © SMCS