Inspiração

Entenda por que esta cidade holandesa está dando dinheiro para seus habitantes sem pedir nada em troca

por: Redação Hypeness

A cidade de Utrecht, na Holanda, passou a adotar uma nova política a favor do bem-estar de seus moradores: oferecer uma renda básica mensal sem nada em troca.

O experimento está sendo feito através da distribuição de cheques para pelo menos 250 beneficiários, escolhidos por pesquisadores da Câmara Municipal e da Universidade de Utrech, e divididos em cinco grupos: um deles operado sob as leis atuais, três grupos com menos regras e um grupo com uma renda incondicional, que recebe dinheiro sem nenhum critério. Jacqueline Hartogs, porta-voz do vereador Victor Everhardt que está por trás do projeto, diz que “No nosso experimento científico, vamos abordar pessoas com poucas ou nenhuma regra, para ver se eles continuam se esforçando”. O dinheiro será destinado a cobrir despesas como saúde e alimentação, como pequenas compras no supermercado.

Hartogs afirma queas leis atuais do bem-estar são muito burocráticas e, de certa forma, baseadas na desconfiança”. Diferente de outros países europeus, a Holanda possui a maior porcentagem de cidadãos que trabalham meio período. O pequeno número de moradores de Utrech (311.367) é um dos motivos para acreditar que esta medida funcione e torne um sistema pioneiro.

O cientista político da Universidade de Nova York, Almaz Zelleke acredita que esta medida possa proporcionar uma renda mais segura para trabalhadores que exercem suas atividades apenas em tempo parcial. Se o conceito de renda básica pode ser ampliado em outras cidades da Europa, para Zelleke, é outra questão.

h1

h2

Imagem via ZY-CO

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Protagonista de vídeo elogiado por RuPaul, mulher em situação de rua ganha ‘dia de princesa’