Inovação

Este pode ser o primeiro tablet desenvolvido exclusivamente para deficientes visuais

por: Bruna Rasmussen

Publicidade Anuncie

Para deficientes visuais, usar aparelhos como smartphones e tablets é relativamente simples, já que a maioria dos sistemas operacionais oferece um sistema de guia por meio de áudio. Contudo, a gente bem sabe que conhecimento é poder e que nem sempre as informações podem ser apresentadas dessa forma. Por isso, pessoas com deficiência visual são alfabetizadas em braile, uma linguagem tátil que até então só era possível no papel. Mas isso, está prestes a mudar.

A empresa austríaca Blitab Technology afirma estar trabalhando em um tablet revolucionário, que será o primeiro do mundo desenvolvido exclusivamente para deficientes visuais. A grande sacada está no display, capaz de formar microbolhas, criando textos e imagens em braile. “O que nós estamos fazendo é criar uma tecnologia completamente nova, que traz a linguagem braile de forma inovadora, sem a necessidade de elementos mecânicos“, afirmou ao IbiTimes Slavi Slavev, co-fundador da companhia.

O Blitab deve ser lançado até o fim de 2016 e poderá ler conteúdos disponíveis em pendrive e via tags NFC. A navegação na web também estará disponível, mas de forma limitada. Entenda como o tablet funciona:

Apresentação

Teste

Publicidade

Quer entender como deficientes visuais usam um computador ou smartphone? Conheça a rotina deste programador brasileiro, que se guia por áudio para escrever linhas de código para o Google – clique aqui.

3blitab

5blitab

6blitab

blitab

blitab2

blitab4

blitab7

blitab8

Todas as fotos © Blitab

Publicidade Anuncie


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.


X
Próxima notícia Hypeness:
Por dentro do Festival Path, o maior festival de criatividade e inovação do Brasil