Viagem

Fotógrafo capta o céu estrelado dos lugares menos poluídos de Portugal em série impressionante

Redação Hypeness - 22/07/2015

A contemplação faz parte da nossa vida e certamente é uma das melhores coisas a se fazer, especialmente diante do que a natureza pode nos proporcionar diariamente. A poluição muitas vezes nos impede de ver o céu em sua melhor forma, mas o fotógrafo português João P. Santos tratou de pegar sua câmera e observar as estrelas diretamente da reserva do Alqueva durante a noite, o que acabou gerando cliques impressionantes.

Com apenas 21 anos, o profissional já se especializou em fotografar paisagens, valorizando elementos do céu e da terra, em especial, do universo, que é repleto de estrelas mas infelizmente mal conseguimos as enxergar nos dias de hoje. Tento mostrar o quão lindo o céu é à noite, especialmente na reserva do Alqueva, escreveu. O projeto combina várias séries de fotos tiradas recentemente em Alentejo, região ao sul de Portugal, que é umas das melhores áreas para apreciar o show estelar.

Algumas imagens das constelações foram capturadas a partir da técnica de longa exposição, dando um efeito interessante, no primeiro sítio do mundo a ter o título de “Starlight Tourism Destination”, concebido pela Fundação Starlight. No caso, são destinos onde a poluição luminosa é bem menos intensa, dando a oportunidade de todos estarem mais próximos do exuberante céu noturno e suas surpresas.

Como diria o eterno sambista brasileiro Cartola, corra e olhe o céu:

ceu-portugal

ceu-portugal2

ceu-portugal3

ceu-portugal4

ceu-portugal5

ceu-portugal7

ceu-portugal8

ceu-portugal9

ceu-portugal10

ceu-portugal11

ceu-portugal12

Fotos: © João P. Santos

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.