Inspiração

Grupo anti-estupro espalha cartões por festivais nos EUA que explicam o significado de consentimento

por: Redação Hypeness

“Entenda: Em nenhuma situação NÃO significa SIM“. Apesar de parecer muito óbvio que o sexo não consentido é crime hediondo (além de nojento), ações anti-estupro precisam ser feitas para evitar que o mesmo se repita e reforçar a ideia de que respeito vem em primeiro lugar. O grupo norte-americano C.A.R.E. Squad tem, entre outros projetos, espalhado cartões por festivais dos EUA que propagam regras básicas de consentimento, ajudando a dar maior visibilidade e importância para o problema.

O trabalho do “Compassionate and Respectful Engagement Squad” (“Esquadrão do Compromisso Compassivo e Respeitoso”, em tradução livre), baseado em Portland – Oregon, acontece desde 2013, com a ideia de “facilitar a segurança e o respeito nas relações sociais na noite“. A intenção do grupo é oferecer um espaço seguro para a discussão e educação sobre o consentimento, respeito, flerte, sexo, e conectar uns aos outros de formas que são mutuamente positivas.

No último mês, o projeto esteve no evento The Do LaB’s Woogie Weekend, em Los Angeles,  onde lançou cartões de sua atual campanha, espalhando mensagens como: “Consensual é sexy: Por favor, me deixe em paz”; “Fico feliz que você me ache sexy. Mas isso não significa que você possa ficar tão perto de mim.”

O número de assédios e estupros em festivais ainda é grande, portanto, ações como estas podem provocar uma reflexão e deixar o debate em aberto, mostrando que o consentimento é não só sexy, mas indispensável em qualquer relacionamento ou circustância.

Confira abaixo os outros cartões feitos e espalhados pelo grupo:

consent4

consent3

Consensual é:

Não coaja: Você não pode tentar convencer ou ameaçar ninguém a se relacionar com você.

Não confunda: Um lance consensual deve ser continuamente negociado em diferentes atividades em diferentes cenários.

Seja consencioso: Se algum dos envolvidos está confuso ou inconsciente NÃO HÁ consenso.

Entenda: Em nenhuma situação “NÃO” significa “SIM”.

Nada disso precisa ser explicado.

consent

consent5

Foto via

“Consensual é sexy: Por favor, me deixe em paz. Fico feliz que você me ache sexy. Mas isso não significa que você possa ficar tão perto de mim.”

consent2

Consensual é sexy: por favor pergunte antes de tocar meu corpo“.

Fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Palmeiras plantadas na década de 1960 no Rio dão flores pela 1ª vez