Viagem

Mapa divertido divide países a partir dos estereótipos pelos quais são conhecidos

por: Redação Hypeness

O ser humano tem um defeito quase que irreparável: o julgamento. É fato que todo mundo o faz, mesmo que seja em segredo. Em relação às outras nações, surgem esteriótipos que só são contornados quando de fato se conhece o país em questão. Pensando neste conceito, a empresa J. Walter Thompson Intelligence entrevistou 6 mil pessoas de 27 países para criar um estudo que mostra as “personalidades” ao redor do mapa de acordo com gente do mundo todo.

As características mais marcantes do chamado Atlas da Personalidade resultaram no “Stereotype Map (“Mapa de Estereótipos”), que ilustra a percepção da população sobre os outros países, e no “Introspection Map” (“Mapa da Introspecção”), representando o que os locais pensam de seus próprios países. A pesquisa foi feita somente com pessoas maiores de 18 anos, de lugares como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, República Tcheca, Egito, Finlândia, entre outros.

Segundo o estudo, “estes mapas revelam que, para a maior parte, as percepções globais não se alinham com os locais. Muitas vezes, nossas atitudes e percepções de um determinado país são ditados pelo nosso nível de familiaridade com esse mercado e os estereótipos relacionados a ele. Quer admitamos ou não, a grande maioria de nós organizar o mundo de acordo com estereótipos padronizados imagens mentais que representam uma opinião, a atitude preconceituosa ou julgamento acrítico. Alguns argumentaram que como o mundo se torna mais interligado, as pessoas vão desenvolver visualizações mais informadas e matizadas sobre outros países e culturas. Mas parece que estamos contando mais do que nunca em estereótipos como atalhos para navegar uma paisagem global que é cada vez mais complexo e informações denso.

Com visual divertido, o mapa foi então dividido por regiões fictícias baseadas em suposições reais. Na Finlândia, ou Divertolândia, figuram juntos os países Espanha, Itália e o Brasil, já que o que não falta é diversão. Já os países equilibrados e disciplinados foram colocados na categoria Balancia (“Equilibrolândia”), que engloba Austrália, Canadá, França e Finlândia; enquanto isso, a China fica sozinha na Geniustan (“Geniópolis”), associada a inteligência e genialidade, e Hong Kong foi parar na Uniformany (“Uniformolândia”) junto com Alemanha e Japão pelo vício em trabalho.

Rússia, Estados unidos e Reino Unido foram parar na Smugville (“Arroganciolândia”), que como o nome já diz, reúne aqueles que se sentem superiores aos demais. Em contrapartida, Tailândia e México estão longe disso, na Chillland (“Relaxolândia”), onde as pessoas vão para descansar. A Spiritania (“Espiritualilândia”) fica com Egito, Arábia Saudita e Paquistão, pois são países onde a espiritualidade fala mais alto.

Dos quais as pessoas não sabem nada a respeito, chamados de Vanilla (“café com leite”), estão Argentina, Colômbia, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, República Tcheca, Indonésia e Cingapura. Dá uma olhada no mapa e confira abaixo a tradução de alguns exemplos:

mapa-esteriotipo2

mapa-esteriotipo

Brasil

Onde as pessoas são carismáticas, contentes, bem humoradas, divertidas e acolhedoras.

Itália

Bem humorados e amorosos.

Espanha

Carismáticos e divertidos.

Alemanha

Trabalhadores, ordeiros, confiáveis, disciplinados e bem sucedidos.

Egito

Religiosos, cultos e reservados, mas também um tanto chatos e teimosos.

Confira o mapa na íntegra em http://personalityatlas.com/

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
‘O Gambito da Rainha’ inspira quarto de hotel que tem peças de xadrez no teto