Na internet, peças publicitárias podem facilmente ser segmentadas conforme o perfil do usuário. Dessa forma, mulheres na casa dos 20 anos irão visualizar banners relacionados a maquiagem, enquanto que um homem aposentado verá propagandas de passagens aéreas e planos de saúde. Na vida real, contudo, as coisas não funcionam assim e todos são obrigados a olhar para os mesmos outdoors na rua. Mas até quando?
No versão passado, a Rússia baniu a importação de produtos da União Europeia e dos Estados Unidos. Dessa forma, o restaurante e armazém Don Giulio Salumeria, que trabalha exclusivamente com produtos legitimamente italianos, em Moscou, encontrou dificuldades em promover seu negócio. Conseguir os produtos não foi um obstáculo, mas como ele iria fazer propaganda?
Uma agência de publicidade russa chamada The 23 entrou na jogada e conseguiu criar um outdoor inteligente, capaz de identificar quando policiais estavam por perto e mudar a propaganda mostrada. Usando câmeras e identificação facial, era possível perceber os distintivos da farda policial e fazer com que o outdoor da Don Giulio fosse prontamente substituído por um propaganda inofensiva, como é possível ver no vídeo abaixo.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=02S06dG2clU”]
O mecanismo não foi eficiente o suficiente para despistar os policiais, mas traz uma proposta bastante interessante para a segmentação de publicidade no mundo real. Atributos físicos captados pela câmera poderiam funcionar como parâmetro para a escolha das propagandas mostradas. E então: invasão de privacidade ou uma solução viável para tornar a publicidade mais eficaz?










Todas as imagens © YouTube/Reprodução