Arte

Série de ilustrações explica o que muitos parecem ainda não ter entendido sobre estupro e consentimento

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A regra é simples: se um não quer, dois ou mais não fazem. Mas tem gente que usa “argumentos” como “ela se fez de difícil“, “olha a roupa que ela estava usando” ou “ela estava bêbada” para tentar justificar o estupro. E a culpa, claro, costuma ser atribuída sempre à vítima.

Mas para esclarecer de uma vez por todas o que é consentimento e o que é violação, o ilustrador Alli Kirkham publicou um quadrinho em que mostra sete situações do dia a dia e cujas lógicas caberiam facilmente em uma relação sexual. Sabe aquela máxima de “entendeu ou quer que eu desenhe?” Bem, aí estamos!

1. Começou, tem que ir até o fim quadrinhos-consentimento

Você quer assistir Pulp Fiction? / Claro / (Meia hora depois…) / Ah, eu não estou gostando muito, vamos fazer outra coisa. / Não! Você disse que assistiria ao filme, então você tem que ficar até o final.

2. Já que deixou uma vez… quadrinhos-consentimento2

Obrigado por me emprestar seu carro. / Sem problemas! / (Na outra semana…) / O que você está fazendo? / Emprestando o seu carro! Você disse que eu poderia fazê-lo. / Você não pode pegar o meu carro quando quiser! / Que nada! Você disse que eu poderia emprestar uma vez, então eu posso emprestar sempre que quiser.

3. Já que gostou… quadrinhos-consentimento3

Eu realmente gosto da nova música do “The Fluffy Bunny” / (No meio da noite…) / Ah! Que droga é isso? / Você disse que gostava dessa música / Sim, mas eu não quero ouvi-la enquanto eu durmo!

4. Você disse que queria

quadrinhos-consentimento4

Então, esse é o desenho de tatuagem que eu quero um dia. Bem aqui. / (Enquanto ele está inconsciente…) / Você me tatuou enquanto eu estava desmaiado? Qual é o seu problema? / Você disse que queria! / Mas eu não queria enquanto eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo!

5. Este é o seu dever

quadrinhos-consentimento5

Obrigada pelo café da manhã, querida. / De nada! / (Na manhã seguinte…) / Cadê o café da manhã? / Eu não estava com vontade de cozinhar. Coma um cereal. / Você é minha esposa e é seu dever cozinhar pra mim. Agora faça alguns ovos ou você vai ver só!

6. Você me deve isso

quadrinhos-consentimento6

Eu trouxe um baralho! Agora posso ensinar você a jogar poker. / Legal! / (Um tempo depois…) / Agora que conheço as regras, não acho que seja meu tipo de jogo. / Você não pode me convidar para jogar cartas e decidir não jogar cartas! Eu fiz tudo isso por você, agora você me deve e nós vamos jogar.

7. Mas você está vestido como…

quadrinhos-consentimento7

Ei você, vem aqui, pegue isso! / (Depois…) / Mas eu não quero carregar tudo isso, pare! / Bem, você está vestido como um cara de academia e está mostrando os seus músculos. Você está pedindo para carregar coisas pesadas! Não me culpe!

Todas as imagens © Alli Kirkham

Tradução © LadoBi

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo retrata a intimidade de uma comunidade nômade do Alasca