Arte

5 projetos que misturam arte e tecnologia para te inspirar a melhorar o portfólio

Redação Hypeness - 27/08/2015 às 08:46

Pode-se dizer que criatividade, uma boa execução e uma xícara de café são as bases dos trabalhos que chamam a atenção em um portfólio. Porém, todo criativo sabe que para atingir isso é preciso ter técnica e muita bagagem.

Livros, anúncios, embalagens, músicas, teatro, memes e inovação: tudo pode servir de inspiração na hora de criar, mas a arte visual parece exercer uma influência ainda maior sobre a nossa criatividade, enquanto que a tecnologia tem sido uma mão na roda na hora de executar. Por isso, separamos 5 projetos de arte e de tecnologia que podem ajudar você a criar um portfólio incrível.

1. Outdoor inteligente

Na internet, as propagandas são mostradas conforme nosso perfil e buscas realizadas. Mas no “mundo real”, todos precisam ver o mesmo outdoor, mesmo que o produto seja interesse apenas de parte das pessoas. Um projeto russo, no entanto, pode ser o início dessa mudança.

Com uma lei que proíbe a importação de alimentos, um armazém italiano localizado em Moscou encontrou na tecnologia um jeito de se promover em um outdoor sem chamar a atenção da polícia. A solução? Uma câmera embutida reconhecia o uniforme da Polícia, mudando a propaganda assim que um policial chegava perto. Entenda como funcionou a ação:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=02S06dG2clU”]

2. Café derramado que vira arte

Se sobre o leite derramado há quem chore, o café espalhado em uma superfície vira arte na mão da italiana Giulia Bernardelli. Graduada pela Academia de Belas Artes de Bolonha, a jovem cria suas ilustrações sem planejar, deixando que as gotas da bebida e suas nuances formem, aos poucos, sua própria arte. De rostos a belas paisagens, os desenhos contam com um nível de detalhes impressionante. E na falta de café, geleias e até sorvete viram tinta na mesa branca. Para um bom criativo, toda hora é hora de inventar.

z_img 1

z_img 2

3. Quando o lixo é um convite para fazer arte

Enxergar a caretinha na tomada qualquer um consegue. Para chamar atenção com sua arte, o espanhol Francisco de Pájaro precisou ir muito além. Em caixas de papelão e sacos de lixo, enxergou formas humanas e animais, caçambas de lixo viraram barco e colchões velhos, telas. Eis a prova de que lixo também pode ser arte. Com humor, criatividade e muita técnica, o artista de rua chama a atenção para o lixo urbano e usa a tinta para provocar como ninguém.

ArtIsTrash3

ArtIsTrash6

4. Mais do que um produto, uma solução

A fim de promover sua linha de televisores, a Samsung decidiu dar uma mãozinha para quem fica atrás de caminhões na estrada e tem sua visibilidade dificultada. Instalada na traseira do caminhão, uma tela mostra em tempo real o que está acontecendo à frente do veículo. A ação busca deixar a estrada mais segura e prova que os usos da tecnologia dependem apenas da nossa criatividade.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ZetSRWchM4w”]

5. É propaganda, é divertido

Nos últimos tempos, a melhor propaganda é aquela que não se parece como uma. E se tiver diversão, melhor. Um belo exemplo disso é a ação do Nescafé que transformou um botão de pedestres em uma vending machine de café, em Berlim. Em vez de acionar o semáforo, o botão rendia um café instantâneo. Bingo!

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=s6liGluRidA”]

miami-ideas

E aí, deu pra alimentar a bagagem e estimular a criatividade? Mas se você quer caprichar no portfólio, não há referências em arte que superem um bom papo e aulas com alguns dos criativos que mais se destacam no mercado. A Miami/ESPM está com inscrições abertas para a última edição do Miami Ideas, um curso para dar um gás no portfólio em cinco meses, repensar hábitos de trabalho e aprender na teoria e na prática com gente premiada no Brasil e no mundo.

Ficou interessado?

Inscrições até 18 de setembro. Clique aqui para se inscrever.

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness