Mais uma vez, a internet pega todo mundo desprevinido e nos traz surpresas. O que poderia ser uma grande e inspiradora história acaba de ser revelada como uma campanha publicitária. No caso, o personagem Abdou Diouf, um homem de Dacar que tentava entrar na Europa e fazia postagens sobre sua saga no Instagram, foi revelado como fonte de marketing de um festival de fotografia que vai acontecer no norte da Espanha.
As imagens mostravam a rotina de Diouf, que fazia questão de compartilhar suas histórias, como a despedida da família, a caminhada no deserto, a carona escondida que havia pego num caminhão para cruzar a fronteira com o Marrocos e uma perigosa jornada até a Espanha, onde tentaria entrar sem documentos. O personagem ainda afirmou que tinha pago 2 mil euros para entrar no continente europeu.
Com tantas aventuras, o viajante senegalês facilmente ganhou e cativou fãs na rede, chegando a mais de 10 mil seguidores em apenas uma semana. A conta deixou de ser atualizada quando o suposto imigrante teria sido capturado por autoridades migratórias espanholas. Os comentários no Instagram fictício foram de todos os níveis possíveis: alguns racistas, outros que diziam para ele ir embora do país e muitos outros recados de apoio, com pessoas torcendo para que os sonhos do africano se tornassem realidade.
E todo mundo caiu direitinho na pegadinha, incluindo portais de notícias como Huffington Post e Daily Mirror, que replicaram a história como se fosse verdadeira. Nesta semana, porém, a farsa chegou ao fim com o anúncio de que este Diouf nunca existiu e sim foi interpretado pelo jogador de handebol Hagi Toure, que vive na Espanha há 10 anos, com fotos clicadas por Tomás Peña para promover o festival Getxophoto.
A inocência e desconhecimento geral foi tanta, que inclusive o nome Abdou Diouf foi “emprestado” de um ex-presidente do Senegal e ninguém notou. Peña afirmou que a ação teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como europeus tratam imigrantes. Será? No site do festival, foi colocado até um vídeo com o resumo da trajetória fake do personagem:






Todas as imganes via reprodução