Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Mais uma vez, a internet pega todo mundo desprevinido e nos traz surpresas. O que poderia ser uma grande e inspiradora história acaba de ser revelada como uma campanha publicitária. No caso, o personagem Abdou Diouf, um homem de Dacar que tentava entrar na Europa e fazia postagens sobre sua saga no Instagram, foi revelado como fonte de marketing de um festival de fotografia que vai acontecer no norte da Espanha.
As imagens mostravam a rotina de Diouf, que fazia questão de compartilhar suas histórias, como a despedida da família, a caminhada no deserto, a carona escondida que havia pego num caminhão para cruzar a fronteira com o Marrocos e uma perigosa jornada até a Espanha, onde tentaria entrar sem documentos. O personagem ainda afirmou que tinha pago 2 mil euros para entrar no continente europeu.
Com tantas aventuras, o viajante senegalês facilmente ganhou e cativou fãs na rede, chegando a mais de 10 mil seguidores em apenas uma semana. A conta deixou de ser atualizada quando o suposto imigrante teria sido capturado por autoridades migratórias espanholas. Os comentários no Instagram fictício foram de todos os níveis possíveis: alguns racistas, outros que diziam para ele ir embora do país e muitos outros recados de apoio, com pessoas torcendo para que os sonhos do africano se tornassem realidade.
E todo mundo caiu direitinho na pegadinha, incluindo portais de notícias como Huffington Post e Daily Mirror, que replicaram a história como se fosse verdadeira. Nesta semana, porém, a farsa chegou ao fim com o anúncio de que este Diouf nunca existiu e sim foi interpretado pelo jogador de handebol Hagi Toure, que vive na Espanha há 10 anos, com fotos clicadas por Tomás Peña para promover o festival Getxophoto.
A inocência e desconhecimento geral foi tanta, que inclusive o nome Abdou Diouf foi “emprestado” de um ex-presidente do Senegal e ninguém notou. Peña afirmou que a ação teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como europeus tratam imigrantes. Será? No site do festival, foi colocado até um vídeo com o resumo da trajetória fake do personagem:
Todas as imganes via reprodução
Publicidade
A mistura de influências, tendências, origens e estilos que tanto marca a cultura brasileira de modo geral é a mesma...
Depois de 500 longa-metragens patrocinados pela Petrobras, a marca convidou Maurício de Sousa para criar filmes com...
Estar o tempo todo conectado e atento às novidades exige um plano de telefonia especial, não é mesmo? Por isso a...
Todo mundo já sentiu necessidade de se livrar do que vai acumulando em casa, principalmente quando o tema é roupa....
Na gastronomia, criatividade e inovação são elementos fundamentais para um melhor prato – e não só no preparo,...
A latte art, técnica na qual os cappuccinos são adornados com desenhos feitos costumeiramente com leite sobre a...
Muito já se falou sobre a importância de escolher bem uma tatuagem. Afinal, é um traço que ficará no corpo para...
Ele desembarcou no Japão, foi direto para o mar e surfou de jeans. Ufa! Que jornada cumprida por Ítalo...
Achei muito bacana a campanha da Lego nos anos 60. Impressionante ver o quanto o brinquedo evoluiu e como eles...